Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

sábado, 23 de maio de 2009

Passada quinta feira DIA DA ESPIGA

Foi na passada quinta feira o dia de espiga que me trazem á memória tempos de boas recordações .Neste dia eu e um grupo de raparigas adolescentes caminhavamos alguns kms
todas a cantar até ficarmos roucas, até á zona que é hoje instalações do AKI e Makro, era nessa altura campos de espigas e papoilas apenas com algumas vaquitas aqui e além,e nós corriamos aqueles campos na apanha do melhor e mais bonito ramo de espiga.Nessa epoca mal sabia o significado desse dia
tambem não nos preocupava muito,o que contava era a tarde de alegria que passavamos,não havia medo quase não havia carros ,hoje ninguem ali anda a pé.Nunca vou esquecer este dia.
Hoje sei o significado é conhecida pela quinta feira da Ascensão.Neste dia celebra-se a Ascensão de Jesus ao céu e ocorre 40 dias depois da Páscoa.

A simbologia por detrás das plantas que formam o ramo de espiga: Espiga – pão; Malmequer – ouro e prata; Papoila – amor e vida; Oliveira – azeite e paz; Videira – vinho e alegria e Alecrim – saúde e força.

Segundo a tradição o ramo deve ser colocado por detrás da porta de entrada, e só deve ser substituído por um novo no dia da espiga do ano seguinte.
Continuei durante muitos anos a adquirir o raminho da espiga mas perdeu aquele encanto de ser apanhado por nós.

3 comentários:

HORIZONTE disse...

Com que então só te lembras de ir apanhar a espiga para os lados da Makro. Então e nos terrenos perto do agora estádio de Restelo, não ficaram na memória? Pois eu não me esqueci, nem das muitas vezes que iamos apanhar ervas para dar aos coelhos. Como eramos felizes nessas andanças!!! até parece que viviamos no campo dentro da cidade. Tempos em que nem autocarros havia na Calçada do Galvão e tinhamos de ir a pé para a escola na rua da Junqueira. Só agora infelizmente, as crianças não têm liberdade para fazer esses caminhos em segurança.
Já agora mais um recordação dos tempos em que o dia da mãe era a 8 de Dezembro, nessa altura já andavamos na Ferreira Borges em Alcantara e para comprar uma singela prendinha para o dia da mãe iamos a pé da Ajuda a Alcantara para poupar os 8 tostões do bilhete do electrico. Será que os mais novos acreditam que isto foi verdade?
E com esta me vou
beijinhos
Biba

HORIZONTE disse...

Que saudades senti da minha infância, a correr com os meus irmãos, pelo meio dos trigais já quase maduros, a ver quem conseguia juntar o mais belo ramo da espiga. E depois em casa, a disputa pelo espaço mais alto da porta, é que a metade superior da porta era em vidro com um postigo por dentro para se fechar à noite. Ora bem, como éramos muitos (9) os
mais velhos tinham sempre prioridade; eu, como era das mais novas sentia-me sempre frustrada: o meu ramo composto com tanto carinho servia sempre de vassoura de cada vez que a porta abria e fechava, a única consolação era quando os meus irmãos se pavoneavam com os lugares mais altos, eu atirar-lhes à cara que o meu ramo ainda tinha alguma utilidade (varria a entrada) enquanto os deles não passavam de paspalhões secos inúteis, bem feita!!!
Bjs. Isa

HORIZONTE disse...

Então meninas ainda bem que esta minha publicação vos trouxe boas recordações.
Tens razão Bibinha lembro perfeitamente os lindos campos de trigo e papoilas no Restelo,toda aquela zona era nossa não havia nem um prédio e nós corriamos por aquela ribanceiras com grande chapéus de palha,caimos e o trigo era tão alto que ninguem nos via,nessa epoca eu tinha 8 anos e eramos tão felizes.os campos dos ingleses era onde iamos apanhar erva para os nossos coelhinhos que as nossas ma~es matavam ao domingo para o almoço com arroz de cabidela e depois colavam as peles na parede do pátio para secarem lembras-te?
Eu já não andei na Junqueira,andei na Escola Francisco da Arruda mas tambem ia a pé pela rua o cruzeiro até ao Alto de Santo Amaro,e quando iamos para a escola Ferreira Borges acontecia o mesmo faziamos a viagem 4 vezes ao dia desde o Alto da Ajuda até Alcantara sempre a pé para virmos almoçar a casa e não me cansava agora é que as penas não prestam.
Obrigada foi bom recordar.E iremos mais vezes lembrar estas coisas da nossa infancia aqui no nosso blog ou noutro.Eramos crianças felizes lembras-te do baloiço que tinhamos no alto das terras a ver sempre quem chegava primeiro da escola para ir andar.
Bem fico por aqui porque se começo a desenrolar nunca mais acabamos.
Isabelinha desculpa querida mas não esqueci do seu lindo comentário começando por serem 9 irmãos, abençoada mãe essa é de certeza uma das razões que tão bem a Isa queria á sua mãezinha como já temos falado.
Quanto ao lugarzinho onde o seu raminho de espiga ficava era no fundinho da porta mas o que interessava era durar até ao ano seguinte.Deliciosa a sua discrição bem haja por ser tão amiga.
Beijoca da ANA