Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Círio da Prata Grande

O Círio da Prata Grande teve a sua origem no século XVIII, por volta do ano 1723, por um habitante da freguesia da Igreja Nova, no concelho de Mafra, natural do Penedo da Arrifana, de seu nome João Manuel dos Santos.
Homem já de idade avançada, tendo na altura a sua esposa bastante doente e depois de ter ouvido falar dos milagres de Nossa Senhora da Nazaré, um dia partiu no seu burrito até ao sitio da Nazaré a fim de implorar à Virgem a cura da mulher.
Segundo os relatos, o seu pedido foi atendido.
Estes acontecimentos tiveram à época, um grande impacto, nomeadamente nos concelhos limitrofes de Mafra, Torres Vedras e Sintra.
Os fiéis de então mandaram esculpir uma pequena imagem de Nossa Senhora da Nazaré, em madeira policromada e dourada, posteriormente uma magnífica Berlinda, onde efectivamente ainda hoje a imagem é tranportada pelas 17 Paróquias que constituem o referido Círio.
A Paróquia de Santo Isidoro foi a terceira a firmar o compromisso que foi criado por 17 Paróquias dos três concelhos para o Círio da Prata Grande.
O ciclo de romagem principia na Igreja Nova e continua por Mafra, Santo Isidoro, Cheleiros, Montelavar, Encarnação, S. Pedro da Cadeira, Ericeira, Carvoeira, Alcainça, Terrugem, S. João das Lampas, Sobral da Abelheira, Santo Estêvão das Galés, Gradil, Azueira e Enxara do Bispo.
Cada uma das 17 Paróquias recebe a Imagem peregrina durante um ano, tendo o compromisso de A levar em peregrinação ao Sítio da Nazaré.

2 comentários:

HORIZONTE disse...

Mas que linda imagem Isa,não conheço o Círio da Prata Grande mas depois de ler o motivo da sua origem reconheço que a fé está acima dos próprios milagres.A nossa senhora da Nazaré conheço muito bem sempre que lá vou não passo sem ir ao Sítio onde aconteceu o milagre,mas essa passagem de paróquias e a partilha da virgem é muito interessante.
Tenho aprendido coisas lindas com todas vós.
beijo para todas estou de regresso só sexta feira Ana

HORIZONTE disse...

Que bom estas tradições não acabarem, desconhecia mas adorei a descrição e a imagem é lindíssima.
A Isabel de vez em quando surpreende-nos com coisas bem bonitas.Obrigado.
Bjs Paulinha