Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A VIDA SÃO DOIS DIAS E O CARNAVAL SÃO TRÊS



Amigas que tal pormos o nosso blogue um pouco mais alegre…..falarmos dessa quadra que se advinha.
Uns gostam, outros não …mas enfim é Carnaval ninguém leva a mal.
Recordações que tenham vivido….máscaras que gostem… o que pensam do Carnaval…

6 comentários:

HORIZONTE disse...

Confesso que não sou uma foliona como as meninas nascidas em Sines.Mas até costumo ir ver todos os anos o desfile de Peniche e gosto muito .
Tenho até boas recordações da adolescencia que ia ver o corso do Estoril,eram carros magnificos,e o meu pai que até participava no seu lindo cavalo cheio de trancinhas,arranjava sempre bilhetes para a garotada,e quando desfilava, mandava-nos os saquinhos de papelinhos e fitas ainda por abrir porque já gastavamos o dinheiro todo no comboio,e não se podia comprar essas futilidades.Mas á nossa maneira divertiamo-nos muito,a minha mãe sempre gostou muito de se mascarar.
Não sei Biba se chegaste a saber, mas a minha mãe contava que ela e a tua mãe estavam sempre prontas para a brincadeira.
Depois casei e nem marido nem filhos achavam muita piada ao Carnaval mas até os filhos deixarem sempre os mascarei,e incentivo sempre a minha filha a mascarar a minha neta.
Está-se a perder a magia do Carnaval.Mascarados ,aqui na Amadora nem se vêm.
E como é Carnaval ninguem leva a mal os que podem e gostam.....toca a divertir.
Para ti um beijinho enfeitado de serpentinas.
Ana

Dulce Gomes disse...

Olá minhas amigas. Vou partilhar uma coisa com vocês.
Aqui em Sines quando eu era miúda havia a tradição de , quando saía a 1ª perna do carnaval(ou seja um mês antes) o pessoal andava mascarado quando queria e ia passear, normalmente de cara tapada.
Sendo eu a mais nova das minhas irmãs, quando elas se mascaravam (entroxavam)tinham que levar o contrapeso:eu!
Uma vez, iamos todos de cara tapada e uma colher de pau na mão, demos a volta à vila e aparece-nos à frente um rapaz que na altura andava a "piscar o olho" à minha irmã Isabel, desconfiando que era ela, perguntou a todas ms tudo se calou, então ele corre atrás de mim, agarrou-me para me tirar a máscara para saber se era eu e ficava logo a saber se ela tb lá ia. Eu aflita de me sentir agarrada agarrei bem a colher de pau e chorando partia-a na cabeça do desgraçado que ficou com uns belos galos na tola.
eu fui descoberta mas ele foi agarrado à cabeça. eheh

Desculpem lá a forma como me expressei mas sou alentejana e é carnaval, ninguém leva a mal.
Divirtam-se e sambem muito que faz perder as gordurinhas:)bjinhos

HORIZONTE disse...

Também tenho boas recordações dos carnavais da minha infância e adolescência. Em pequenina ou seja em criança, porque pequenina ainda sou , ia sempre em carros que desfilavam no corso e ...que lindos carros. Já com mais idade tenho também um episódio engraçado...juntei-me com mais umas amigas e com a ajuda da avó Silvia desencantámos vária peças de vestuário para ficarmos irreconhecíveis e o objectivo éramos ir para um baile de uma colectividade divertrmo-nos sem ninguém nos reconhecer. Assim foi, lá fomos nós e ficou combinado a avó ir lá têr ao baile.
Estava eu a dançar com o meu rapaz preferido...sim porque nós mascarados iamos buscar os rapazes para dançar, lá dancei mais que uma vez com ele a avó achou aquilo demais ...toca a chamar pelo meu nome, estragou o arranjinho todo...
Mas foram momentos muito felizes.
BJS pAULINHA

HORIZONTE disse...

Puxei, puxei e...lembrei!!!
Uma história de carnaval.
Eu não tenho grande memória para recordações, isso é mais do departamento da Ana, mas lembrei-me que detestava as bisnagas com água e um belo dia ao ver vir direitos a mim um "bando" de rapazolas com as ditas em punho, resolvi apelar ao bom senso deles dizendo, que estava cheia de febre e muito doente, para eles não me molharam. Parece que ainda estou a ver a carita deles muito preocupados comigo a pedir desculpas e a desejar as melhoras. tadinhos, assim enganei as crianças, coisa feia!!! mas foi inocentinha a mentira e devo estar perdoada por quem de direito.
Pronto lá me safei bem, contando isto, não?
abraços foliões para todas
Biba

Cantinho da Maria disse...

Gostei muito de ler as vossas recordações de carnaval. Eu sou de uma geração mais nova. Mas em menina gostava mais de me mascarar do que agora, nem me lembro a última vez que me mascarei.Mas assisti a carnavais muito bonitos em Loulé com os meus avós maternos que lá me levavam e eram momentos divertidos a ver os corsos ,também em menina ia aos bailes de carnaval sempre mascarada. Tenho algumas fotos para recordar até.Os carnavais de Tavira têm sido nos últimos anos muito bem produzidos, com o desfile do corso carnavalesco no domingo e terça feira de entrudo.É um carnaval muito animado.Também já asisti a um carnaval de Aya Monte e adorei era pequenina , mas adorei aquela mais calma tradição.Mas para mim carnaval é em Sines, já lá fui pelo menos duas vezes, ainda hoje estou para saber quem lá se meteu comigo.Quem seria o mascarado?Eu não sou muito foliona não, mas gosto de ver.Desculpem de não ter assim nenhuma história para contar.Beijinhos.E quem gosta divirta-se.

HORIZONTE disse...

Oh!Dulce que divertida esta histórinha do seu passado.
De certeza que o amigo atrevido nunca mais foi aos carnavais pudera assim tão maltratado......isso é que era amor que ele tinha pela mana,até tem desculpa.
Quanto a ti Paulinha,esses Carnavais já eram mais modernos,até fazias parte dos carros alegóricos do desfile então e não tens nenhuma foto para mostrares á gente.
Saiste-te foi mal no bailarico,com a avó não se brinca dançar duas vezes seguidas nessa época era logo para casar.
Eu sabia Biba que tinhas alguma escondida na manga.Foi uma mentirinha inocente e safaste-te das bisnagadelas,coisa que eu tambem detestava,porque sabia que alguns como não tinham a torneira á mão,quando a bexiga apertava,enchiam a bisnaga esvaziando a bexiga (ai...que mau)
Pois Zezinha,afinal tambem houve um malandreco que quis brincar ao carnaval consigo,e até era engraçado para os mais timidos tinham a sua oportunidade de se declararem.Quem sabe se um dia ainda vem saber quem foi o atrevidote.Pois continue a divertir-se nesses desfiles que são momentos que mais tarde recordará como nós hoje aqui estamos a fazer.
Beijinhos a todas e tambem para as meninas do aeiou que vão partir a loiça toda neste Carnaval.
Ana