Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

domingo, 10 de janeiro de 2010

Poema

Amigas
acabei de receber um dos últimos poemas escritos por uma das minhas poetisas favoritas. Não podia deixar de o partilhar convosco
Ele aqui fica com um forte abraço
Biba




Como a vida é delicada, frágil!... os segundos que se substituem não se repetem e o instante que vem pode transformar toda uma história em pedaços de lágrimas, onde o chão parece desaparecer sob os pés e o coração fica tão dolorido que parece que nunca vai encontrar remédio para curar-se.

Ninguém gosta de falar sobre perdas, alguns evitam até pensar, mas todos temos que, um dia ou outro, enfrentar.

Quando pensamos na vida, não queremos pensar nas possibilidades das perdas, que nos fazem sofrer antecipada e inutilmente.

Mas se a vida é um caminho onde subimos e descemos, é também um campo onde plantamos, colhemos e onde certas flores são carregadas tão repentinamente que nos pegam desprevenidos. E quando isso acontece, que fazer mais que abraçar a dor e esperar que os dias seguintes nos façam acordar desse pedadelo?

Viver o luto é aceitar a dor e a partida e aprender a continuar a viver. Talvez seja justamente isso o mais difícil: viver depois, reencontrar a alegria, o gosto, reaprender a olhar o belo e desejá-lo.

Algumas pessoas desenvolvem um sentimento de culpabilidade em aceitar novamente o presente da vida, o sorriso e o recomeçar. Elas sentem como se estivessem traindo quem se foi, porque devem continuar.

Ora, o amor não diminui ou não fica diferente porque aprendemos a viver sem os que se foram. O espaço conquistado no nosso coração pelos que nos amaram e os que amamos ficará definitivamente marcado. Porém, isso não pode e não deve impedir ninguém de viver.

É preciso aprender a viver com e apesar de. É preciso aprender a viver com a dor, com a falta, com a saudade e apesar do adeus. E é preciso se reconstruir.

Completar o luto é aceitar que a última página de uma história tenha sido definitivamente virada, que aquele livro se encerrou, mas que a vida para quem fica continua.

A vida é uma dádiva do céu, que continua azul e infinito e onde as estrelas continuam a brilhar, mesmo na mais negra escuridão.



Letícia Thompson

5 comentários:

HORIZONTE disse...

Além de bonito é um hino ao recomeçar de uma vida sem alguém que muito amamos.
Todos nós pensamos na VIDA esquecendo que a Morte pode estar tão próxima.
Peço muito a Deus se tiver que alguém partir que seja EU, é verdade que a vida tem que continuar e há que saber enfrentar essa caminhada...mas...não digo mais nada ´.
Biba a sua poetisa favorita diz com cada poema ..este vai ficar no nosso blogue para na minha opinião ser lido e reflectido.
Beijinhos e obrigado Paulinha

Dulce Gomes disse...

Minhas amigas já vim ler este texto mais que uma vez e cada vez que o faço tiro mais uma liçãozinha aqui e ali. É na verdade tão rico de conteúdo que as palavras para o comentar ficam aquém do texto, por isso já tinha feito várias tentativas e desisti.

Retiro esta frase como a que mais me tocou:
"A vida é uma dádiva do céu, que continua azul e infinito e onde as estrelas continuam a brilhar, mesmo na mais negra escuridão."

Acredito que todos os momentos da nossa vida são dávidas, até aqueles que nos fazem sofrer. E ainda que, o que se aprende nas provações não se sobreponha à dor duma perda, o facto de se ter de lutar para continuar, já está capacitando o ser-humano de forças que tinha mas julgava não ter. E aí passa a fazer sentido a palavra "dádiva". Toda a nossa vida é uma dádiva.
Obrigado Biba por este texto.
Desculpem a extensão mas perdi-me...
beijinhos

Cantinho da Maria disse...

Estou...sem palavras...bem me dizia a Ana , para eu ler este poema que a Biba fez o favor de publicar. É o que sinto o que senti á tão pouco tempo...não consigo por ora expressar-me é magnifico, é o que se sente mesmo. É preciso aprender a viver com a dor , é mesmo isso.
A vida continua. Obrigada.Beijinhos.Zézinha

HORIZONTE disse...

Não sabem como me acalmam estas palavras. Temos de ter estes textos de auto ajuda à mão para conseguir ultrapassar estes momentos de saudade que de vez em quando nos batem à porta.
Sentimos que mais alguém já sofreu como nós, pois só assim se consegue por no papel tão sábias palavras, e isso faz-me pensar em que estamos no mesmo barco, mais cedo ou mais tarde todos sofremos com a perda de alguém e devemos conseguir ultrapassar esses terriveis momentos, afinal faz parte da vida. um abraço fraternal para vocês
Biba

HORIZONTE disse...

Estou sem palavras,por mais vezes que se leia é como diz a Dulce tira-se sempre um ensinamento.
Estes poemas que me tens enviado já tenho recorrido a eles e são realmente de grande ajuda mas o de sto. Agostinho talvez porque o recebi numa fase que mais precisava guardo-o sempre comigo para quando estou mais deprimida.
Obrigada Biba por estares sempre presente na minha vida.
Ana