Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Um poema Natalicio para Reflexão

Natal de quem?
Nota - Agora é mais conhecido com o título:" ENTÃO E EU, TODO O MUNDOME ESQUECEU?

"Mulheres atarefadas
Tratam do bacalhau,
Do peru, das rabanadas.
- Não esqueças o colorau,O azeite e o bolo-rei!
- Está bem, eu sei!- E as garrafas de vinho?
- Já vão a caminho!
- Oh mãe, estou pr'a verQue prendas vou ter.Que prendas terei?
- Não sei, não sei...Num qualquer lado,Esquecido, abandonado,O Deus
-MeninoMurmura baixinho:
- Então e Eu,Toda a gente Me esqueceu?
Senta-se a famíliaÀ volta da mesa.Não há sinal da cruz,Nem oração ou reza.
Tilintam copos e talheres.
Crianças, homens e mulheres
Em eufórico ambiente.
Lá fora tão frio,Cá dentro tão quente!
Algures esquecido,Ouve-se Jesus dorido:
- Então e Eu,Toda a gente Me esqueceu?
Rasgam-se embrulhos,Admiram-se as prendas,
Aumentam os barulhosCom mais oferendas.
Amontoam-se sacos e papeisSem regras nem leis.
E Cristo MeninoA fazer beicinho:
- Então e Eu,Toda a gente Me esqueceu?
O sono está a chegar.Tantos restos por mesa e chão!
Cada um vai transportarBem-estar no coração.
A noite vai terminar
E o Menino, quase a chorar:
- Então e Eu,Toda a gente Me esqueceu?
Foi a festa do Meu NatalE, do princípio ao fim,
Quem se lembrou de Mim?
Não tive tecto nem afecto!
Em tudo, tudo, eu medito
E pergunto no fechar da luz:
- Foi este o Natal de Jesus?!!!

(João Coelho dos Santosin
Lágrima do Mar - 1996)
O meu mais belo poema de Natal

Lindo e em grande parte verdadeiro
com amizade
Biba

1 comentário:

HORIZONTE disse...

Sem dúvida que é muito bonita e verdadeira esta reflexão sobre o Natal.
Na minha infância quem me punha as prendinhas na chaminé era o "Menino Jesus" e só as ia vêr na manhã do dia 25.
É pena que o Natal esteja um pouco a perder as suas tradições.
bJS pAULINHA