Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

sábado, 6 de março de 2010

Prenúncio da Primavera


(toca a levantar o astral)
(como surgiram as estações do ano)
Falavam os antigos gregos que, no começo dos tempos, não existiam as quatro estações do ano. Só a primavera e o verão. Naquele tempo andava pelo mundo uma jovem belíssima chamada Perséfone. Era filha de Deméter, a deusa do casamento e das colheitas. Um dia Perséfone colhia flores e cantava, quando foi vista pelo deus do mundo subterrâneo, o terrível Hades.
Ele se apaixonou perdidamente pela jovem e a raptou, levando-a para o seu mundo da escuridão.
Deméter, a mãe ficou desesperada, não se conformando com a perda da sua única filha. como ela era deusa das colheitas, sua tristeza e saudade fizeram os frutos das árvores secarem e as flores murcharem. Famintos, os homens pediram a Zeus, o deus de todo o universo, que resolvesse aquela situação.
Zeus chamou seu filho Hermes, o mensageiro de todos os deuses, e lhe fez um pedido:
Hermes, quero que me ajude. Deméter exige que Perséfone volte. Diz que se ela não voltar, todas as átvores morrerão. Mas Hades já se casou com ela; o que faremos?
Hermes, o mais esperto dos deuses, desceu ao mundo subterrâneo de Hades, a terra secreta da noite e dos mistérios. Lá encontrou Perséfone ao lado do marido.
-Meu pai ordena que Perséfone volte para casa de sua mãe, Hades. Você agiu incorretamente.
-Poquê? Eu estava apaixonado, não conseguia viver sem Perséfone e, com o tempo, ela também aprendeu a me amar! Somos felizes agora.
-Não se pode raptar uma jovem dessa forma. Deméter sente saudades da sua única filha. Você terá que me obedecer
-É impossível devolver Perséfone à terra novamente. Como você sabe, o que entra no mundo das trevas não pode voltar para casa.
-Hades, então tenho uma proposta: Perséfone fica oito meses com a mãe e durante os quatro meses restantes ela fica com você. Certo?
-Está bem, Hermes, eu aceito.
E foi assim que surgiram as estações do ano. Quando Perséfone está com a mãe, temos a primaversa e o verão; quando Perséfone está com Hades, temos o inverno e o outono, porque como Deméter é a deusa das colheitas, sua tristeza e saudade fazem as flores murcharem e os frutos secarem.
(História da mitologia grega)

3 comentários:

HORIZONTE disse...

Olá amiguinha!....que saudades de te-la por cá.E trazendo consigo esta linda história da mitologia grega.Eu vi logo que o Outono e o Inverno tinha de meter um homem pelo meio as mulheres dão-se mais com a Primavera e Verão.
A Persofone este ano nunca mais deixa o Hades,por isso é que o Inverno está a prolongar-se.
Esperamos sinceramente que já se sinta melhor,e nos traga mais postagens lindas.A imagem que deixou tambem é tão fresquinha e Primaveril que me abriu um grande sorriso.
Beijoquinhas amiga Isa
Ana

HORIZONTE disse...

Sim senhor, sempre a aprender. Mais uma lenda para a nossa colecção. Só não percebi uma coisa. Então o outono e o inverno só duram 4 meses? Era bom, lá isso era.
Mas isso são trocos, o que é giro é o poder de invenção dos nossos antepassados para justificar tudo.
Obrigado Isa pela história
Um beijo
Biba

HORIZONTE disse...

Ainda bem que eles se entenderam....todas as estações do ano nos fazem falta, apesar de gostarmos mais de umas que outras.
Linda história.E viva a Primavera que está quase a chegar e esperemos que venha com um sol radioso , sempre é uma fonte de energia positiva.
Beijinhos Paulinha