Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

sábado, 27 de março de 2010

Mais uma viagem ao passado

Quem não tem saudade do velho escudo?.....Com uma moedinha de 50centavos pagavamos um cafézinho ao amigo agora é melhor oferecermos um café em casa e sempre se passa um serãozito, porque custa 100 escudos ou mais, dá que pensar.......mas nós já nem fazemos contas, porque se não tiverem troco de 50 centimos(100$00) para nos dar, nós até respondemos não tem importancia.



Belos tempos quem tinha uma nota destas .
Esta hoje já não dava nem para o café.
Com uma notinha de 1000 escudos faziamos um brilharete no supermercado, compravamos a fruta para toda a semana a mercearia e ainda os laticinios,hoje só dá para tres kgs de fruta .......
Volta Camilo estás perdoado.


A notinha de 20 escudos que reconvertida vale 10 centimos do euro,nem de esmola se dá a um pobre, e quando ela existia achavamos de mais para dar a um pobre dá para reflectir....
Estas são algumas das notas da nossa vivencia e eram lindas......Talvez menos higienico,mas duravam.......duravam.......como se tivessem pilhas Duracel.Hoje levantamos no multibanco meia duzia delas daqui a dois dias desapareceram.
Tivemos o azar de o euro valer 200 vezes mais que o escudo. Embora seja um número redondo que aparentemente facilita as contas, na prática não ajudou.
Houve e há muito abuso nos arredondamentos e nas subidinhas (constantes) dos cêntimos. Acho que ficamos a perder, hoje o digo, se apenas falarmos em preços internos, cá em Portugal.
Eu controlava muito melhor as minhas despesas com escudos, e penso que a maioria das pessoas pensa o mesmo.
O euro teve as suas vantagens mas só veio benefeciar as viagens entre países europeus, e grandes empresários e poderosas empresas mais nada..., até no turismo cada vez mais se foge á europa, até o europeu prefere ir para fora ...pois o euro é forte e compensa ir fora da europa passar ferias
E como nada posso fazer e voltar atrás é regredir, como país da União Europeia sinto indignação do euro não ter tido o mesmo impacto positivo como na maioria dos paises que aderiram.
De quem será a culpa?.......
Matem saudades e deixo-vos a fazer contas......
Beijinho Ana









3 comentários:

Unknown disse...

Penso que sim que o Euro nalgumas coisas nos veio prejudicar ( às vezes também serve de desculpa para a má política que temos tido).
Olha , eu ainda sou daquelas que multiplico sempre por 2 para vêr a diferença.
Beijinhos Paulinha

Ivone disse...

-Amiga Ana
Não tenho vergonha de dizer que tenho muitas saudades do escudo ...
é que se faço essa tal multiplicação sinto-me mal ,se o euro mentalmente se transforma em escudo acabo por "bater" mal.
Quando hà dias numa área de serviço
me pediram 5,50€ por um sumol e uma sande...(1.100 escudos?)naquele dia calhou pois as áreas de serviço para mim são só para pôr gasolina,fazer um chichi e pouco mais pois até o café não vale nada.
-Olhe senti que estava a ser roubada e participante do roubo .
-Que saudades do meu dinheirinho escudinho !

jinhos
Ivone

HORIZONTE disse...

Pois é Ivone e o chichi não se paga (por enquanto)senão imagine em quanto lhe ficava a factura só porque precisou de matar a sede.
Quem não tem stress com o euro é quem não aprendeu a fazer contas assim não faz comparações,mas nós tambem somos da antiga escola e pertencemos ao grupo da Paulinha,fazemos logo a multiplicação e depois sentimo-nos roubadas e deixamos....só os que nasceram já na fase do euro é que não relacionam com o escudo.
Há dias tive a arrumar coisas antigas onde tinha carteirinhas de recordações dos meus tempos de namoro,e fiquei espantada como há trinta e tal anos um almoço ppara dois pagamos 50 centimos e um bilhete de cinema 2,5 centimos,digam lá que se vivia mal,ao fim do mes até dava para fazer poupança!.....E agora?...
Bjinhos
Ana