




Esta hoje já não dava nem para o café.
Com uma notinha de 1000 escudos faziamos um brilharete no supermercado, compravamos a fruta para toda a semana a mercearia e ainda os laticinios,hoje só dá para tres kgs de fruta .......
Volta Camilo estás perdoado.


A notinha de 20 escudos que reconvertida vale 10 centimos do euro,nem de esmola se dá a um pobre, e quando ela existia achavamos de mais para dar a um pobre dá para reflectir....





Estas são algumas das notas da nossa vivencia e eram lindas......Talvez menos higienico,mas duravam.......duravam.......como se tivessem pilhas Duracel.Hoje levantamos no multibanco meia duzia delas daqui a dois dias desapareceram.
Tivemos o azar de o euro valer 200 vezes mais que o escudo. Embora seja um número redondo que aparentemente facilita as contas, na prática não ajudou.
Houve e há muito abuso nos arredondamentos e nas subidinhas (constantes) dos cêntimos. Acho que ficamos a perder, hoje o digo, se apenas falarmos em preços internos, cá em Portugal.
Eu controlava muito melhor as minhas despesas com escudos, e penso que a maioria das pessoas pensa o mesmo.
O euro teve as suas vantagens mas só veio benefeciar as viagens entre países europeus, e grandes empresários e poderosas empresas mais nada..., até no turismo cada vez mais se foge á europa, até o europeu prefere ir para fora ...pois o euro é forte e compensa ir fora da europa passar ferias
E como nada posso fazer e voltar atrás é regredir, como país da União Europeia sinto indignação do euro não ter tido o mesmo impacto positivo como na maioria dos paises que aderiram.
De quem será a culpa?.......
Matem saudades e deixo-vos a fazer contas......
Beijinho Ana
3 comentários:
Penso que sim que o Euro nalgumas coisas nos veio prejudicar ( às vezes também serve de desculpa para a má política que temos tido).
Olha , eu ainda sou daquelas que multiplico sempre por 2 para vêr a diferença.
Beijinhos Paulinha
-Amiga Ana
Não tenho vergonha de dizer que tenho muitas saudades do escudo ...
é que se faço essa tal multiplicação sinto-me mal ,se o euro mentalmente se transforma em escudo acabo por "bater" mal.
Quando hà dias numa área de serviço
me pediram 5,50€ por um sumol e uma sande...(1.100 escudos?)naquele dia calhou pois as áreas de serviço para mim são só para pôr gasolina,fazer um chichi e pouco mais pois até o café não vale nada.
-Olhe senti que estava a ser roubada e participante do roubo .
-Que saudades do meu dinheirinho escudinho !
jinhos
Ivone
Pois é Ivone e o chichi não se paga (por enquanto)senão imagine em quanto lhe ficava a factura só porque precisou de matar a sede.
Quem não tem stress com o euro é quem não aprendeu a fazer contas assim não faz comparações,mas nós tambem somos da antiga escola e pertencemos ao grupo da Paulinha,fazemos logo a multiplicação e depois sentimo-nos roubadas e deixamos....só os que nasceram já na fase do euro é que não relacionam com o escudo.
Há dias tive a arrumar coisas antigas onde tinha carteirinhas de recordações dos meus tempos de namoro,e fiquei espantada como há trinta e tal anos um almoço ppara dois pagamos 50 centimos e um bilhete de cinema 2,5 centimos,digam lá que se vivia mal,ao fim do mes até dava para fazer poupança!.....E agora?...
Bjinhos
Ana
Enviar um comentário