Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

terça-feira, 30 de março de 2010



Achei muito engraçados estes versos relativos aos festejos da Páscoa, descrevem muito bem o que se passa em várias localidades do nosso País, principalmente para a região das Beiras e Trás-os-Montes.

PÁSCOA NA MINHA ALDEIA


Toca o sino na capela
Surgem foguetes no ar
Poêm-se flores na ruela
Nossa Páscoa vai chegar

Abrem-se as portas à Cruz
Neste dia tão festejado
Entre nós vai estar Jesus
Como nosso convidado

E o povo da minha aldeia
Trajando todo a rigor
De casa em casa passeia
Beijando a Cruz do Senhor

Numa bela comunhão
De pura fraternidade,
Vibra em cada coração
A corrente d'amizade

Nas casinhas do lugar
Onde a festa nos rodeia,
Encontramos em cada lar
Uma mesa sempre cheia

Nesta onda de alegria
Que a Páscoa nos faz viver,
Há sempre durante o dia
Um copito p'ra beber.

E à noite já satisfeitos
Com um grãozinho na asa,
Uns tortos outros direitos
Todos vão dormir p'ra casa.


Versos de:RAMA LYON

4 comentários:

HORIZONTE disse...

A tradição que representa e muito bem estes bonitos versos está-se a acabar.Cá em Lisboa era eu miuda no bairro onde vivi,fazia-se esta
homenagem ao menino Jesus.Enfeitavamos as entradas das portas com muitas flores e havia despique para ver qual a entrada mais bonita.De manha assistiamos á missa e de tarde o padre corria o bairro, entrava nas nossas casas a dar Jesus a beijar,toda a vizinhança vinha a minha casa e a minha mãe tinha sempre uma tacinha com amendoas uns bolinhos e um licorzinho feito pela minha mãe, depois dava-se em dinheiro o que cada um pudesse, de seguida eu ia a casa das minhas amigas e repetia-se.
Nas aldeias ainda se mantem mas já poucas portas se abrem.
Tenho pena que seja assim,porque era um dia muito bonito e com muito significado.
Estes versos fizeram-me lembrar esses tempos só por isso um beijo grande.
Ana

HORIZONTE disse...

Fico feliz por te ter proporcionado ir ao album de recordações...até eu fiquei satisfeita porque não imaginava que em Lisboa tivesse havido essa tradição.
Na terra do Álvaro também se usa muito.
Beijinhos Paulinha

HORIZONTE disse...

Eu também me lembro bem desses tempos. Então na aldeia lá para a Beira Baixa tinha outro sabor. O pior era quando o padre ao fim de entrar em não sei quantas casas já ia com o grão na asa. Também era uma desfeita não aceitar o licorzinho, né?
Bons tempos
beijos
Biba

Cantinho da Maria disse...

Também gostei dos versinhos,foi bom tê-los publicado Paulinha.Lá na aldeia de Lobão,terra bonita da minha familia materna, também ainda se mantêm essa bonita tradição ,de ir levar Jesus a beijar de casa em casa.
Beijinhos.Zézinha