Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

sexta-feira, 12 de março de 2010

Mais uma viagem ao passado

Eram então!........aquilo que hoje chamam as novas tecnologias dos anos 60.



Muito antes de aparecer a televisão em Portugal era o objecto mais conhecido por telefonia, que a maioria dos portugueses adquiria sendo o unico meio de distracção e de noticias.
Modelo das primeiras máquinas de escrever, em ferro e foi numa destas que eu aprendi a escrever á máquina.Ainda andava na escola.

Máquina fotográfica tipo caixote, o meu pai tirou-nos muitas fotos com uma muito identica.E ninguem podia tocar porque não havia dinheiro para comprar outra.


No meu primeiro emprego, era a minha companheira a calculadora á manivela.
5x4, marcava-se o 5 depois o sinal de x e rodava-se a manivela 4 vezes, muito prático.......


Tambem era uma máquina como esta que foi o meu primeiro computador.
Eram as máquinas mecanográficas.Quase tudo feito manual.Introduzia-se por cima no carreto a ficha do cliente em cartão, digitava-se os valores na coluna de débito ou crédito e o cerebro da máquina felizmente apurava o saldo.O barulho desta máquina era ensurdecedor,quando se avariava aquela caixa enorme que se ve ao lado era toda desmontada,estavamos mais de 15 dias sem trabalhar e o trabalho a amontoar. Mas tudo se fazia e com menos stress do que hoje.

Quem se lembra.......? Comentem.
Brevemente trago mais artigos para nova viagem ao passado.
Bjinho Ana

7 comentários:

HORIZONTE disse...

Oh Ana! que ideia gira.
Agora é que eu vejo como estou "cota", como vêm uma palavra que no passado não tinha o significado de hoje.
É claro que é bom recordar.
Como as tradições, as modas, os brinquedos até a maneira de falar e comportar eram diferentes...
Para melhor? para pior? não sei responder.
Tudo tem o seu encanto.
Tudo tem a sua época.
Talvez, por haver menos fartura, as coisas tivessem mais encanto. Veio-me à memória o dilema que eu tinha, quando tirava um Bom num teste, escolher entre uma larangina C ou uma tablete de chocolate, daquelas que tinham bonecos colados no exterior. Quem se lembra? Mas visto à distância parece mentira, pois agora as crianças têm tudo isso com uma facilidade...
Mas que foi uma postagem gira, lá isso foi.
Esperamos mais objectos da nossa história, para certamente nos trazerem boas recordações
Um abraço
Biba

Ivone disse...

Amiga Ana,
Olhando para estas fotos até parace que estão muito longe mas na realidade a evolução tecnológica é que avança vertiginosamente .
Foi uma idéia muito gira esta postagem ,veio-me à memória bons momentos passados .
Bem haja
jinhos
Ivone

HORIZONTE disse...

Oi!...amiga,eu até digo mais....quando acabei de postar estes objectos,disse para os meus botões....quem venha dar uma espreitadela e veja isto, vão dizer que eu sou do tempo da pré história....mas sou mesmo.Pois tu ainda podias escolher quando tiravas um Bom entre uma larangina e uma tablete,mas a mim respondiam-me que não fazia mais que a minha obrigação.As tais tabletes com o bonequinho,então não me lembro?A minha professora primária comia as tabletes e guardava os bonequinhos para nos dar se não tivessemos erros nos ditados.Ainda fiz uma colecção grande,porque não dava muitos erros.
È verdade hoje as crianças nem dão apreço a nada, e nunca estas memórias vão ficar guardadas porque tem tudo de bandeja,eu reconheço e por mim falo.
Concordo contigo tudo tem a sua época.Eu penso assim quando nunca se experimentou melhor aquilo que temos é o nosso melhor.
Bjinho para ti
Ana

HORIZONTE disse...

Obrigada amiga Ivone,eu sou muito saudosista, e não resisti a postar estes objectos que fizeram parte da minha vivencia.
Tambem concordo, em que as novas tecnologias avançam,tão rápido que ao vermos isto, parece do tempo dos dinossauros,mas temos que acompanhar a evolução com a mesma rapidez,e às vezes é dificil.È dentro de nós que está essa energia ou viramos a cara ou continuamos sempre a aprender....foi o que eu fiz.
Ainda bem que gostam desta viagem.
A recordação é a limpeza da alma.
Li esta frase e é o que sinto quando escrevo as minhas memórias.
Um enorme beijo para si,e gosto muito de a ver pelo horizonte.
Ana

HORIZONTE disse...

Alguns desses objectos também me passaram palas mãos...dá que pensar em como tudo evoluiu e não vão lá muitos anos.
Eu lembro-me do primeiro emprego que era telefonista na empresa e era um aparelho pbx ( creio que era assim que se chamava) lembro-me que era meter cavilha tirar cavilha...
Boa postagem Ana.
Bjs Paulinha

HORIZONTE disse...

Que ideia genial, Ana! Adorei. veio-me logo à memória os bons e doces momentos que em criança, e depois de feitos os trabalhos escolares, passava na loja do meu tio António (que Deus tenha em bom lugar),a ouvir uma grafonola da campânula que estava sempre ao fundo do balcão e a ouvir também a calculadora manual que tinha outro nome que eu agora não recordo, e que eram, esses dois aparelhos, as "meninas" dos olhos do meu tio que não tinha filhos e passava o tempo a empamturrar-nos com rebuçados.Nessa altura ainda não havia a laranjina C, havia sim o pirolito. Lembram-se?
Obrigada Ana por estas recordações.
Bj
Isa

HORIZONTE disse...

Pois Paulinha,era mesmo um PBX,tira cavilha mete cavilha,e ás duas por tres estavamos a desligar a cavilha que não era.Esse tambem me passou pela mão,pena não ter fotografias.
Então não me lembro do pirolito Isa?
A minha mãe mandava-me ir á drogaria comprar lexivia,e o troco era para o pirolito,e dizia-lhe que tinha perdido o troco.Mentirinhas sem maldade mas eu é que ficava com medo se ela descobria lá vinham umas chineladas.
Bjinhos