Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

História suja
Grandes personagens que não eram amigos da água

Vasco da Gama (1460-1524)

O navegador português levantou reações enojadas em sua viagem à Índia. Os indianos pediram que ele só falasse com a mão na frente da boca, para conter o bafo

Napoleão (1769-1821)

O imperador era asseado – mas encontrava estímulo erótico no cheiro do corpo. Em uma de suas campanhas militares, escreveu a sua mulher, Josefina: "Retorno a Paris amanhã. Não se lave"

Luís XIV (1638-1715)

O rei francês só tomava banho por ordem médica e vivia no imundo palácio de Versalhes, onde as fezes eram recolhidas dos corredores só uma vez por semana

Dom João VI (1767-1826)

O rei português que instalou sua corte no Rio de Janeiro em 1808 detestava banho e costumava vestir a mesma roupa até que apodrecesse

Isabel (1451-1504)

Relatos palacianos dão conta de que a rainha espanhola que comissionou a viagem de Cristóvão Colombo só tomou dois banhos de corpo inteiro em toda a vida.


Se quiserem saber mais sobre aos hábitos de higiene dos séculos passados, aconselho uma ida à NET e pesquisem em:


Da sujeira em Limpeza por Katherine Ashenburg


Também lá está escrito:


"Alguns cientistas já aventaram a hipótese de que a superproteção com que as crianças hoje são educadas está debilitando resistências imunológicas e aumentando a incidência de doenças alérgicas"


Nem oito nem oitenta, digo eu.
Vão ver que vale a pena
beijinhos
Biba


3 comentários:

HORIZONTE disse...

Isto dá pano para mangas....está muito engraçado e para a época actual muito porquinho.
Eu, quando era miúda recordo-me de só tomar ao domingo, agora é que estrago a pele com tantos banhos.
Agora numca pensei que o Vasco da Gama tivesse esse problema....
Bjs Paulinha

Cantinho da Maria disse...

Bem...realmente...nem sei o que dizer...não gostaria de ter vivido nessa época.Pois eu que tomo desde sempre banhinho todos dias,acho que seria presa.lol.

Mas gostei da postagem Biba,gostei mesmo!

Beijinho grande.Bom feriado.Zézinha C.

HORIZONTE disse...

Com que então a menina decidiu ir vasculhar os podres da realeza europeia! Sim, não eram só os nossos que eram uns porquinhos.A nossa familia real quando chegou ao Brasil ia tão carregada de piolhos que à chegada decidiram que tinham que rapar o cabelo, incluindo as mulheres de toda a corte o que fez com que as brasileiras, pensando que era moda levada pela nobreza europeia,decidiram também raparem o cabelo.
Já na França, no palácio de Versailles, os nobres tomavam um banho por ano numas grandes tinas, começando pelo Rei e na mesma água seguiam-se em ordem descendente na hierarquia toda a familia, terminando nos bébés que ao serem metidos na água já tão conspurcada, muitos deles acabavam por morrer quando escorregavam das mãos e se perdiam naquele lodo. (Isto foi-me dito por um cicerone há uns anitos quando visitei este Palácio).
Mesmo perdendo algumas defesas da pele, eu prefiro o meu duchinho diário e o resto são tretas, ou melhor dizendo: são grandes porcarias!
Bjs
Isa