Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010


Para mim é muito gratificante recordar-me do Carnaval passado na minha terra natal ( Sines ) na década de 60 do século passado.
Os carros alegóricos eram feitos com muita criatividade e bom gosto que resultavam um verdadeiro espectáculo.Tudo colaborava em prol de um Carnaval cada vez melhor e alegre inclusive a ajuda de muitas pessoas , que com bastante tempo de antecedência levavam muitas noites a fazer flores de papel ( que eram aos milhares ) pois os carros eram todos enfeitados com essas flores. Carros esses patrocinados pelas casas comerciais o que gerava uma certa disputa para ver quem apresentava o seu melhor carro no desfile de domingo gordo,que desfilava pelas ruas estreitas do centro histórico.
Na segunda-feira à noite tudo saía à rua, cada qual com o seu entroxo ou seja uma máscara irreconhecível…e aí era pular e saltar até não têr força para mais…
Na terça-feira (dia de Carnaval) era a loucura total, chamada a batalha de flores, só que de flores não tinha nada…pois se a comunidade se juntava a fazer flores de papel , também faziam pequenos sacos de pano que se enchia de serradura e, esses sacos juntamente com água e farinha faziam com que se desse uma verdadeira batalha campal, entre os personagens que iam nos carros e o público que se estendia ao longo do côrso.
Tornou-se tão incómodo que, não sei quando, mas uma nova comissão acabou e bem com essa tradição.
Depois haviam os célebre bailes carnavalescos nas colectividades que faziam a delícia da juventude e não só.

Hoje, o Carnaval é muito diferente…penso que se tornou mais num evento turístico, o desfile é na avenida da praia, além dos carros desfilam também muitas escolas de samba e como cartaz atractivo vêem artistas de novelas brasileiras.
Sem sêr saudosista e com a plena consciência que em tudo necessita de haver uma mudança, tenho muitas saudades do Carnaval em que eu era criança e, mais tarde uma jovem.
Hoje, não quero deixar de dizer o meu OBRIGADO, à Comissão de Carnaval, a muitos anónimos que continuam noite e dia a trabalhar e dar muito de si para que, nesses 3 dias, Sines tenha um bom corso carnavalesco, proporcionando não só à população assim como a muitos visitantes
3 dias de muita folia e sobretudo por manterem a tradição da terra.

2 comentários:

HORIZONTE disse...

Estou quase a deitar o computador janela fora.Está tão....tão lento que nem me apetece vir abri-lo é de perder a paciencia.
Só te quero dizer que gostei desta descrição do teu carnaval de criança.Enquanto o nosso carnaval são tres dias o vosso eram mais de quinze dias.....Fazer tanta flor para enfeitar os carros era obra mas acredito que vos dava imenso prazer.
O que não concordo nada é porem as rainhas do carnaval as vedetas das telenovelas e muitas vezes nem portuguesas são.Com mulheres tão lindas alegres e divertidas que há nesses locais de desfile não precisavam de vir pessoal de fora .É SÓ PUBLICIDADE.Por exemplo se as amigas do aeiou fossem a ornamentar um carro alegórico com tanta genica para dançarem e tanta alegria para se divertirem não havia quem olhasse para outro carro.
Afinal na foto que enviaste não vi EVA nem ADÃO tiveram medo do frio e fugiram para o PARAISO?
Este fim de semana tambem vou ver o carnmaval em Peniche espero ~que o S.Pedro traga um solinho.
Beijinho e BOM DIA PARA TI E PARA O TEU NAMORADO.
Ana

HORIZONTE disse...

Se calhar o computador ainda tem uma costela Alentejana...È verdade o que dizes sobre as vedetas brasileiras, mas deram-se mal pois agora não têm dinheiro, este ano esteve quase para não haver carnaval. No tempo em que as meninas do aeiou andavam no carnaval elas é que brilhavam ...não era preciso vir ninguém de fora.
Espero que te divirtas no teu carnaval.
Se falares com a Biba dá-lhe um beijinho meu.
Bjs Paulinha