Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

domingo, 14 de fevereiro de 2010

DIA DOS NAMORADOS

A Arte dos Namorados é uma componente fundamental da arte e da cultura popular, aparecida no período de 1850 a 1950, na região do Minho. Os Lenços de Namorados apresentam-se como a mais genuína forma poética e artística utilizada pelas raparigas em idade de casar. Este elemento fazia parte do traje típico feminino, mas tinha outra função: a conquista do amado. Representado por um quadrado de linho ou de algodão, que a jovem bordava a seu gosto: com uma rica simbologia ligada à fidelidade, à relação amorosa e ao acto do casamento. Destaque ainda para as quadras de inspiração popular, de que aqui fica um exemplo: “Vai lenço feliz voando nas azas dum passarinho se encontrares o meu amor dale por mim um beijinho.”

2 comentários:

HORIZONTE disse...

Estes lencinhos são muito originais
e eu sempre apreciei não só pelos bonitos bordados mas o verso escrito tal como se pronunciavam as palavras, é isso que os torna genuinos,além do significado das palavras.Uma colega nossa anda a fazer picot a uma toalha identica a estes lencinhos mas já não tem a mesma graça porque são toalhas de compra e o artistico era ser bordado pelas namoradas.

Foi uma postagem bem popular para este dia.
Beijinho
Ana

Cantinho da Maria disse...

Olá,Paulinha,gostei muito da postagem,não foi novidade para mim,mas foi uma ideia muito feliz ter publicado e ter falado desta rica tradição Minhota.Beijinhos.Zézinha C.