Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Dia de S.Valentim e dia dos namorados

HISTÓRIA DE S.VALENTIM

Diz-se que o imperador Cláudio pretendia reunir um grande exército para expandir o império romano.


Para isso, queria que os homens se alistassem como voluntários, mas a verdade é que eles estavam fartos de guerras e tinham de pensar nas famílias que deixavam para trás...
Se eles morressem em combate, quem é que as sustentaria?


Cláudio ficou furioso e considerou isto uma traição. Então teve uma ideia: se os homens não fossem casados, nada os impediria de ir para a guerra. Assim, decidiu que não seriam consentidos mais casamentos.

Os jovens acharam que essa era uma lei injusta e cruel. Por seu turno, o sacerdote Valentim, que discordava completamente da lei de Cláudio, decidiu realizar casamentos às escondidas.

A cerimónia era um acto perigoso, pois enquanto os noivos se casavam numa sala mal iluminada, tinham que ficar à escuta para tentar perceber se haveria soldados por perto.

Uma noite, durante um desses casamentos secretos, ouviram-se passos. O par que no momento estava a casar conseguiu escapar, mas o sacerdote Valentim foi capturado. Foi para a prisão à espera que chegasse o dia da sua execução.

Durante o seu cativeiro, jovens passavam pelas janelas da sua prisão e atiravam flores e mensagens onde diziam acreditar também no poder do amor.
Entre os jovens que o admiravam, encontrava-se a filha do seu carcereiro. O pai dela consentiu que ela o visitasse na sua cela e aí ficavam horas e horas a conversar.


No dia da sua execução, Valentim deixou uma mensagem à sua amiga (por quem dizem que se apaixonou), agradecendo a sua amizade e lealdade.Ao que parece, essa mensagem foi o início do costume de trocar mensagens de amor no dia de S. Valentim, celebrado no dia da sua morte, a 14 de Fevereiro do ano de 269.

O amor é uma plantinha que a gente cuida todo dia.


É preciso pegar sol, ser regada e receber adubo para florescer, cultivar o afeto pouco a pouco.


Conhecer cada vez mais um ao outro, e admirar o que o outro é.

Escutar e procurar entender o que cada um diz e tentar resolver só o que pode ter solução.

Ter paciência para superar os impasses.

A cada dia a gente cede um pouquinho.. faz trocas, fica atento um ao outro.

Tem que haver cumplicidade e um tem que confiar no outro.

PARA AS QUE AMAM JÁ AMARAM OU ESTÃO QUASE A AMAR..........
UM DIA ESPECIAL CHEIO DE AMOR.
Ana

1 comentário:

HORIZONTE disse...

Já conhecia a lenda, sabes que sou uma fâm de lendas ,mas é sempre bom recordar.
Espero que te divirtas no dia de S.Valentim e, não te esqueças de comemorar....eu vou fazer chantagem ...quero um almoçinho fora em troca de um beijinho.
Bjs Paulinha