Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

terça-feira, 24 de novembro de 2009

A Lágrima


Hoje e todos os dias, milhares de pessoa ainda estão a sofrer a trágica morte dos seus queridos, no ataque do 11 de setembro, todos os habitantes do planeta que viveram esta tragédia ficaram chocados, e deixo aqui a história deste monumento que na minha opinião é um dos mais belos memoriais que reza a história, e um dos gestos mais solidários dos russos.


Em 11 de setembro de 2006, às 14:30 horas, foi inaugurado na Península de Porto Bayonne, Nova Jersey, EUA, um monumento das Vítimas em Memória do ataque terrorista ao World Trade Center (11/09/2001): Uma Lágrima. Muito pouco divulgado, trata-se de um presente do povo russo aos norte-americanos simbolizando uma solidariedade na luta contra o terrorismo mundial.

Criado pelo escultor russo Zurab Tsereteli, o monumento de 30 metros de altura e 175 toneladas, foi enviado da Rússia (Vladimir Putin, Presidente) para os EUA em 6 seções - pesando entre 28 e 63 toneladas cada - e montado por um grupo de artistas russos. "A Luta contra o Terrorismo Mundial" foi concebido quando o artista Caminhava pelas ruas de Moscou. Profundamente sensibilizado pela dor, surgiu o memorial á mente com uma forma de uma lágrima e, por isso, os ataques logo após, Tsereteli visitou o "marco zero" Apropriado à procura de um local no litoral de Nova Jersey para prestar um tributo às Vítimas.

Sua lágrima "de aço inox e medindo 12 metros representa a tristeza e a dorpor cada uma das vidas perdidas , entretanto, uma mensagem simbolicamente e também de esperança em um futuro livre do terror. O memorial é feito em aço envolvido em bronze e os nomes das pessoas mortas no ataque estão inscritos em sua base, à semelhança do Memorial do Vietnã. A calçada é feita de pedras e sua localização é propositadamente - - Defronte à Estátua da Liberdade.

Esta postagem é uma tentativa, um apelo para que nunca nos esqueçamos de que o ataque às Torres Gêmeas foi um ataque a todos nós. Não é um acontecimento que diz respeito aos EUA sim e apenas, à Humanidade.


Ana

3 comentários:

HORIZONTE disse...

É linda a estátua e de um simbolismo muito marcante. Como se passaram já tantos anos...é na realidade bom que não nos esqueçamos.
Bjs Paulinha

Elvira disse...

Curioso como só há umas semanas tive conhecimento, através de um e-mailm deste monumento. Falou-se tanto do 11 de setembro e nunca tinha lido nem visto nada sobre ele.
é realmente lindo
Biba

Unknown disse...

Desconhecia! É lindo o monumento; e a lágrima traduz bem a beleza de sentimentos do arquitecto que a idealizou.
Isa