Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

terça-feira, 17 de novembro de 2009



Já existe práticamente ( dias para tudo ) hoje, é o " dia nacional do não fumador " para quem não

fuma " PARABÈNS " para quem ainda pega no seu cigarrito... (apesar de já saberem) nunca é demais lembrar estas informações pouco simpáticas.

A nicotina, um dos principais componentes do tabaco, é um estimulante potente. Alguns segundos após a inalação do fumo, a nicotina alcança o cérebro e estimula a produção de adrenalina. A libertação desta substância, produz um aumento do ritmo cardíaco e da pressão arterial. A dependência causada pela nicotina é equivalente à da heroína ou da cocaína.A nicotina é apenas um dos 4 000 componentes do tabaco e que têm efeitos nocivos para a saúde tais como:

- lesões pulmonares, risco de cancro no pulmão, enfisema e de bronquite crónica;

- aumenta 2 a 4 vezes o risco de crise cardíaca, enfarte no miocárdio ou angina de peito;

- risco de tumor na laringe, da boca, língua e lábio, do esófago, dos rins, da bexiga e do pâncreas;

- elevam os niveís de óxido de carbono no sangue, reduzindo a quantidade de oxigénio disponível para o metabolismo do cérebro e dos outros orgãos;

- aumenta a incidência de osteoporose, sobretudo na mulher;

- leva à menopausa precosse e ao envelhecimento prematuro da pele na mulher;

- aumenta o risco de morte fetal, de recém - nacidos com baixo peso e de morte subita no recém - nascido.

A única coisa possível para proteger a saúde e aumentar a esperança de vida, é deixar de fumar.Não é fácil fazê-lo, mas também não é tão dificíl como se pensa. Deixar de fumar completamente de um dia para o outro, é o método mais dificíl, mas o mais eficaz.Apesar de 90% das pessoas que deixaram de fumar, o voltarem a fazer, 70 em cada 100 que fracassaram à primeira tentativa, conseguem mais tarde.Vale a pena tentar!!!

3 comentários:

HORIZONTE disse...

Está muito completo este texto de alerta aos fumadores mas......tem de começar pela força de vontade e isso nem todos têm.Eu falo por mim que tenho um em casa,e olha Paulinha já não há nada que eu possa dizer ou fazer,só um grande susto......e depois já será tarde,mas obrigada na mesma,há sempre quem leia e possas ajudar com esta postagem.
Bj Ana

HORIZONTE disse...

Paulinha, nunca é de mais tocar-se na mesma tecla dos malefícios do tabaco. Depois..., bem, depois depende da capacidade de cada um ultrapassar o vício e aí já pouco ou nada podemos fazer; mas no alerta vamos sempre insistindo.
Beijinhos
Isa

aeiou disse...

-É verdade tudo depende de nós mas nem sempre a taréfa é fácil ou dá os frutos desejados ;o meu marido deixou de fumar de um dia para o outro devido a uma gripe que teve já lá vão 18 anos,ainda hoje sonha que estar a fumar.....
-No entanto uma tia minha já fez várias tentativas e tratamentos está períodos sem fumar mas depois lá vai o cigarrinho,acredito que não seja fácil.
-Mas alertar nunca é demais!
jinhos
ivone-aeiou