Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

CHEROVIAS?


São servidas duma cherovia?

Pois não sabem o que é?

Eu apresento
A cherovia é uma raiz usada como hortaliça, tem a forma da cenoura, a cor do nabo e o sabor de ambos, mas um pouco mais forte. O nome latim é pastinaca sativa e há quem também lhe chame cherivia, cheruvia ou pastinaga. Com origem remota na Eurásia, em tempos fez a vez da batata . Em Portugal, apenas se cultivam entre a Serra da Estrela e a Cova da Beira. É agora a altura ideal para serem compradas. Dá-se apenas em regiões de clima húmido e com geada. Sei que existem, pelo menos, na Holanda e no Reino Unido. Neste, são vendidas em pacotes do estilo das batatas fritas, a sós ou juntamente com cenoura e beterraba fritas.
No Fundão costuma fazer-se frita e passada por polme, após prévia cozedura e após serem fatiadas. Também se pode fazê-las só cozidas, indo muito bem num refugado de azeite e cebola.
Cherovias Fritas
(ingredientes: cherovias; 1 ovo; 1 chávena de farinha; sal; água; azeite para a fritura)Após a cozedura (com sal), cortam-se as cherovias em talhadas finas.
Com o ovo, a farinha, um pouco de água e sal, prepara-se um polme vulgar. Escorrem-se e enxugam-se as cherovias num pano e passam-se os bocados já fatiados pelo polme. Fritam-se em azeite.
Acompanham-se com outros peixinhos da horta, com cogumelos (no Fundão usa-se muito fazer com criadilhas, que são uns cogumelos com um sabor fantástico) ou um qualquer cozinhado. Vão muito bem com vinho.

Designações noutras línguas: chirivia (castelhano), pastinaca (italiano), panais (francês), pastinak (alemão).
Comi ao jantar, são uma delicia quem deve conhecer bem é a nossa amiga Joaquina da Covilhã pois é um legume que só se encontra na zona Covilhã Fundão, estas que comi hoje vieram de lá.


2 comentários:

HORIZONTE disse...

Ora aqui está a prova provada que os provérbios são sábios! Lembram aquele que diz que "Quem vê caras não vê corações"!?
Pois é! Olhem só p'ró aspecto anémico da cherovia, ou cheruvia, pastinaca, ou que mais lhe queiram chamar, coitadinha, mais parece uma sobrevivente de guerra e, no entanto,lendo-se a descrição e a receita, olhamo-la logo com outros olhos e outros sentidos. Obrigada pela lição!

Bjs Isa

HORIZONTE disse...

Numca ouvi falar...mas deve sêr bom. Eu sou Alentejana não admira que não saiba, mas sou casada com um Beirão da Serra da Estrela e, ele numca me disse nada da cherovia...tenho que lhe dar esta informação.
Bjs Paulinha