Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Caras amigas
Vou transcrever um texto que acabei de receber da Leticia Thompson, uma poetisa que eu admiro pela clareza e actualidade da sua escrita.
Espero que gostem como eu gostei
com amizade
Biba

Sementes de virtudes

Não podemos controlar todas as situações que vivemos, algumas não dependem da nossa vontade. E não podemos mudar tudo também, mesmo se somos fortes, decididos e positivos. Mas podemos colocar um pouco de sal e de luz.

Podemos aprender a gerenciar essas situações de maneira que não nos afetem completamente ou profundamente, que não nos destruam ou acabem com nossos relacionamentos de amor e de amizade.

Quando perdemos o controle de nós, perdemos o controle de tudo. É como um motorista que, ao sentir o perigo, larga o volante: o acidente é inevitável!

Por mais desesperadoras que pareçam as situações, temos que segurar o volante. Guardar a calma nos momentos mais críticos é uma atitude preciosa, não só para nós, mas para os outros também.

Ah, sim, podemos explodir e às vezes até precisamos! Todavia há maneiras de exteriorizar o que nos atormenta sem que os pedaços da nossa ira afetem tudo ao nosso redor.

Podemos chorar até que nossa alma se sinta lavada, podemos falar com alguém em quem tenhamos confiança, podemos pintar, desenhar, construir, correr ou apenas nos entregar à dor até que o peito se esvazie dela.

Há pessoas, como eu, que escrevem longas cartas que nunca enviam, mas que aliviam.

Somos humanos, eu sei e não podemos ficar indiferentes à tudo o que acontece, não podemos nos esconder atrás de escudos que nunca defenderão nossa sensibilidade, pois no inevitável encontro com nosso eu, precisamos ainda encontrar forças e coragem para nos olhar nos olhos.

Temos todos em nós sementes de virtudes plantadas. Devemos dar a elas condições para que floreçam, para que dêem frutos, para que as pessoas possam, uma vez que nos encontram, carregar-nos nos corações para o restante das suas vidas.

Letícia Thompson

3 comentários:

HORIZONTE disse...

Que descrição tão perfeita de como enfrentar a adversidade.
Dificilmente sabemos espalhar essa força optimismo e alegria.Mas.....ainda estamos a tempo de regar muito essas sementes de virtude que há em todos nós para sermos melhores pessoas .
Obrigada Biba por nos trazeres textos que nos obriga a reflectir.
Um abraço
Ana

HORIZONTE disse...

São sempre interessantes os textos de Leticia Thompson que nos obrigam a ter uma reflexãp sobre o que escreve.
Obrigado Biba por nos dar a conhecer textos tâo lindos.
Bjs Paulinha

Dulce Gomes disse...

Olá minhas amigas. Já vim ler este texto três vezes e na verdade de cada vez que o leio descubro e aprendo algo, porque me leva a reflectir muito. Sementes de virtude...se nas sementes de virtudes nós incluissemos em primeiro lugar o perdão e a humildade? Ah! Como a humanidade crescia em qualidade...enfim! Esta foi a reflexão de hoje. Obrigada Biba pelas postagens. Continue. Faz-me bem. BJINHOS PARA TODAS E UM ESPECIAL PARA A ANA.