Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

domingo, 1 de novembro de 2009

1 de Novembro Dia Pão por Deus




Em Portugal, no dia de Todos-os-Santos , 1º de novembro as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos bandos para pedir o pão-por-deus de porta em porta. As crianças quando pedem o pão-por-deus recitam versos e recebem como oferenda: pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, amêndoas,ou castanhas que colocam dentro dos seus sacos de pano, de retalhos ou de borlas. É também costume em algumas regiões os padrinhos oferecerem um bolo, o Santoro. Em algumas povoações chama-se a este dia o ‘Dia dos Bolinhos’.
Com o passar do Tempo, o Pão-por-Deus sofreu algumas alterações, os meninos que batem de porta em porta podem receber dinheiro, rebuçados ou chocolates. Esta actividade é principalmente realizada nos arredores de Lisboa, relembrando o que aconteceu no dia 1 de Novembro de 1755, aquando do terramoto de Lisboa, em que as pessoas que viram todos os seus bens serem destruídos na catástrofe, tiveram que pedir "pão-por-deus" nas localidades que não tinham sofrido danos.
Esta tradição ainda se mantem nalgumas localidades, e a criançada espera ansiosa este dia.
Bj. Ana

6 comentários:

Cantinho da Maria disse...

Olá, Ana, é sempre bom, ouvir e recordar essas bonitas tradições.Bem haja por ter publicado,para mim é um prazer ler estas histórias.Obrigada.Beijinhos.Boa semana.Zézinha Coelho.

HORIZONTE disse...

aqui está quem muitas vezes praticou esse ritual. era tão giro quando nos davam umas nozes ou uns figos secos. faziamos uma festa
bons tempos
beijinhos
Biba

HORIZONTE disse...

Boa semana tambem para si amiga Zezinha.
Fico contente que venha ler as nossas histórias,eu tambem vou passando pelo seu, mas ás vezes é um pouco á pressa para ler todos e
não deixo a minha voz,mas já vi que anda mais animada,são fases que passamos.
Um beijinho para si Ana

HORIZONTE disse...

Biba,eu ao fim de tantos anos voltei a receber o pão por Deus.
A sogra da minha filha tem umas mãos de fada para bolos, e desde que é minha comadre, divide sempre comigo neste dia os paezinhos que ela faz com nozes amendoas passas pinhões,são uma delicia umh...umh...umh...
Beijoca Ana

HORIZONTE disse...

Também eu e os meus irmaõs pedimos o "Pão-Por-Deus" quando éramos miudos: levantavamo-nos bem cedo e cada um pegava no seu saquinho de algodão (de retalhinhos) e cada um ia por seu lado a ver quem no fim tinha o saco mais cheio: na minha aldeia o que mais se dava eram pevides assadas; tremossos; figos secos; amendoins e nas casas dos familiares ainda tínhamos direito a uma broinha feita com mel,erva doce, canela e pinhões. Eram uma delícia. Ainda hoje há que as faça.
Que saudades!
Obrigada Ana, por nos recordar esses tempos.
Beijocas
Isa

HORIZONTE disse...

Gostei muito de ouvir essa tradição.
Ou estou esquecida...ou lá para os meus Alentejos não havia esta tradição.
È sempre bonito recordar.
Bjs Paulinha