Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

A roda dos alimentos

A Roda dos Alimentos é um instrumento de educação alimentar destinado à população em geral. Esta representação gráfica foi concebida para orientar as escolhas e combinações alimentares que devem fazer parte de um dia alimentar saudável.
Utilizada desde 1977, como parte da Campanha de Educação Alimentar “Saber comer é saber viver”, a Roda dos Alimentos sofreu recentemente uma reestruturação, motivada pela evolução dos conhecimentos científicos e pelas alterações nos hábitos alimentares portugueses.


Mas esta roda de alimentos é especial porque foi executada pela minha neta Lara e pelos amiguinhos da sua aula (crianças de tres anos). Este exercicio irá benefeciar as crianças ao longo da sua vida.

Trabalhos manuais com alimentos e pinturas tambem os ajuda, a perceberem o que devem comer, sem prejudicar o seu bem estar, além de aprenderem as cores e os nomes do alimento.

Lá estava o desenho da minha estrelinha que foi muito elogiado pelos avós babados .
E como para uma vida saudavel não é só alimento, mas tambem exercicio fisico, a escolinha convidou os avós a participarem numa aula de ginástica interagindo com os netos.
Fiquei muito contente porque a Lara escolheu a vó Nana para fazer par com ela.
Foi uma manhã muito divertida e principalmente pela cumplicidade entre todos os avós e netos que encheram aquele ginásio.
Para finalizar foi com muita emoção que cada neto correu para junto dos seus avós entregando uma lembrancinha feita pelas suas mãozinhas, (moldurinhas com as suas fotos feitas de molas de madeira coladas e pintadinhas por eles.)
Este vai ser mais um dia que guardarei para recordar com muita alegria.
Foi por isso que quis partilhar convosco.
Bjinho Ana

5 comentários:

HORIZONTE disse...

Os netos proprcionam-nos dias inesquecíveis...aliás as crianças estão sempre a deslumbrar-nos.
Bjs para as duas
Paulinha

Cantinho da Maria disse...

Oh que ternura.Adorei.Até fiquei emocionada.Beijinhos grandes. Zézinha C.

Que alegria e ternura.
No vosso olhar estaria.
Essa meiguice,essa doçura.
Que marcarão para sempre o dia.

Beijinhos ás duas.

HORIZONTE disse...

Que benção Ana, poder partilhar e exteriorizar todas essas emoções com a sua "Estrelinha".
O meu "Sol" já passou essa fase das brincadeirinhas e da partilha de cumplicidades que me deixou muita saudade. Acabei há momentos de falar com ele e estou feliz porque o senti tranquilo e bem disposto.
Bjinho
Isa

HORIZONTE disse...

Para as minhas meninas um obrigado isto são lamechices de avó mas voçes compreendem cá a velhota.Nunca tive uma neta e há tres anos deram-me este rebuçado que me adoça tudo.... a boca a alma e o coração e tenho de contar a alguem estas aventuras.
Bjinho
Ana

HORIZONTE disse...

Que coisas lindas as crianças aprendem hoje em dia nas escolas. Pena que muitas vezes os pais estragam tudo em casa.
Ontem estive a ouvir a minha sobrinhita a papaguear o sistema digestivo que tinha aprendido. É tão bom ver o entusiasmo com que se expressam.
beijinhos
Biba