Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Os famosos Pasteis de Belem

Em 1837, em Belém, próximo ao Mosteiro dos Jerónimos, numa tentativa de subsistência, os clérigos do mosteiro puseram à venda numa loja precisamente uns pastéis de nata. Nessa época, a zona de Belém ficava longe da cidade de Lisboa e o seu acesso era assegurado por barcos a vapor. A presença do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém atraíam inúmeros turistas que depressa se habituaram aos pastéis de Belém.
Os pastéis de nata são uma das mais populares especialidades da doçaria portuguesa. Embora se possam saborear pastéis de nata em muitos cafés e pastelarias, a receita original é um segredo exclusivo da Fábrica dos Pastéis de Belém, em Lisboa. Aí, tradicionalmente, os pastéis de Belém comem-se ainda quentes, polvilhados de canela e açúcar em pó.

Os Pastéis de nata são muito populares na China, onde chegaram através de Macau, no tempo da presença portuguesa. Em chinês são chamados "dan ta" (蛋挞), significando "pastel de ovo". Empresas de fast food incluiram os "dan ta" na sua oferta de sobremesas, fazendo com que desde finais de 1990s seja possível saborear pastéis de nata em países asiáticos, como no Camboja, Singapura, Malásia, Hong Kong e Taiwan.
Os Pastéis de Belém foram considerados a 15.ª mais saborosa iguaria do mundo pelo jornal The Guardian[1].

O segredo dos Pastéis de Belém
A Oficina do Segredo na Fábrica dos Pastéis de Belém guarda a antiga receita secreta da confecção e preparação dos verdadeiros pastéis de nata - os Pastéis de Belém. Os mestres pasteleiros da Oficina do Segredo são os poucos detentores da receita, assinam um termo de responsabilidade e fazem um juramento em como se comprometem a não divulgar a receita.
Todas voces já provaram estes deliciosos pasteis, mas eu tinha de contar um pouco da história desta sobremesa, e aproveito faço publicidade á minha terra e onde nasci, que é Belem, e este docinho eu não dispenso de vez em quando........se já há muito não vão a Belem que tal um passeiozito a este local com tantas maravilhas para uma tarde bem passada e não se esqueçam........do pacotinho de pasteis.
BOM APETITE.......
Ana

4 comentários:

Cantinho da Maria disse...

Olá, menina Ana, uhm que bom! Adoro pastéis de Belém! Quando vou a Lisboa, á uma pastelaria das Antigas que os tem óptimos e lá venho eu com uma caixinha dos famosos Pastéis de Belém! Fez muito bem em contar a história que envolve os famosos e especiais, até ia um agora!

E porque falou de coisinhas boas quero também dizer-lhe que adorei o Bolo de Mel que á tempos deixou a receita. È simplesmente maravilhoso!
Beijinhos para si e bom feriado amanha. Zézinha Coelho.

HORIZONTE disse...

Bom...estes pastelinhos de nata mesmo no computador estão a chamar por mim...
Ana não esqueças o que combinámos ir lá lanchar com as nossas amigas, é que mal vejo os pasteis fico com água na boca.
Bjs Paulinha

HORIZONTE disse...

Cheguei hoje da Ericeira e vinha com receio que já tivessem comido todos os pastelinhos da Belém, mas não: ainda cá estão e que aspecto!Quando passo em Belém, não resisto: um café e um pastel.
Já tinha lido algures a história da fábrica dos pastéis, mas é sempre agradável conhecer. Obrigada, Ana, por mais este "docinho"
Beijo
Isa

HORIZONTE disse...

Amiga Ana
Fizeste-me lembrar mais um pouco da nossa infãcia. Pasteis de Belém, Estádio do Restelo, Mosteiro dos Jerónimos, sei lá...
que deliciosa foi a nossa infância. Tivemos o privilégio de viver num dos sítios mais bonitos, para mim, de Lisboa. Quando lá passo ainda sinto um aperto na garganta. E quando iamos passear para os Jardins de Belém e os magalas se metiam connosco? Lembro-me como se fosse hoje. As coisas bonitas não se esqueçem. Por onde andas que não tens postado mais nada? Espero que numa boa
beijinhos
Biba