Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Convite

Hoje venho fazer um convite para assistirem a um teatro de rua em Sintra
Bjs
Biba


Água Moura

Estreia dia 5 de Junho | Teatro de Rua | ENTRADA LIVRE


Só no reduzido espaço da Vila Velha e em seu redor existem quase uma vintena de fontes, fontanários, bicas e nascentes: uma multiplicidade de aproveitamentos da água verdadeiramente ímpar. Compreende-se assim a importância histórica e lendária da ligação de Sintra às águas.

Infelizmente, em muitas destas fontes, há muito que a água desapareceu. De seguida, são os vestígios materiais destas fontes que desaparecem e, por fim, a própria memória delas se esvai.

A construção deste trabalho, Água Moura, pretende resgatar essa memória, buscar os vestígios, invocar as águas e, com elas, todo o património Sintrense. Não só a História é chamada aqui: "relendo" e "reinventando" lendas a partir de factos históricos, relacionando os espaços públicos das fontes com a Sintra lendária e sobrenatural de que a abundância e qualidade das águas é um dos atributos, recuperamos um dos seus eixos simbólicos.

Às fontes ancestrais deve Sintra o seu microclima único e a sua vegetação variada e esplendorosa. Desta inspiração decorreram depois as inúmeras manifestações físicas – palácios, palacetes, jardins imaginados e caminhos iniciáticos – e imateriais – poemas, romances, canções e filmes – dos sonhos inspirados de tantos homens, constituindo a sua Paisagem Cultural, tão justamente reconhecida como Património da Humanidade. Possam os próprios Sintrenses nunca esquecer este legado e proteger as suas fontes como exemplo maior dessa mesma Humanidade.

***

Água Moura é um espectáculo de teatro de rua itinerante, que convida os espectadores a acompanhar cinco actores e actrizes e dois músicos à descoberta de seis das mais emblemáticas fontes do Centro Histórico da Vila Património da Humanidade e suas “novas estórias de mouras encantadas para jograis e trovadores”.

Recriámos seis "lendas" que jogam com certos factos históricos ou pitorescos que todos reconhecem como património lendário da Vila de Sintra e juntámos mais de uma dúzia de personagens dos séc. XII ao XVI para animar as noites da Vila num percurso nocturno, de fonte em fonte, de estória em estória, recriando o ambiente mourisco das mil e uma noites que anima ainda o espírito de Sintra.

Água Moura é uma viagem ao património cultural vivo de Sintra, povoado de saloios e frades de pança, almoxarifes e ciganas, judias e beatas, senhores feudais e vendedeiras de fruta: uma mão-cheia de coloridas personagens interpretadas por cinco actores e actrizes, acompanhados por dois músicos que executam, ao vivo, cantigas medievais, renascentistas e outras.


Quando?

5, 12 e 19 Junho, 22h00
10, 17 e 24 de Julho, 22h00

Onde?

Água Moura é um espectáculo de teatro de rua itinerante. O percurso tem início no Largo Rainha D. Amélia, em frente ao Palácio Nacional de Sintra.
Aconselha-se calçado confortável e vestuário adequado ao microclima sintrense.

Observações

ENTRADA LIVRE
Duração: aprox. 120 minutos
Classificação: Maiores de 12 anos (a confirmar)

5 comentários:

HORIZONTE disse...

Biba obrigada pela informação tão detalhada.
Sintra é sempre um local a visitar e com esse evento ainda mais...
Vou estar atenta ao programa , pois certamenta num desses dias lá estarei.
Um beijinho daqueles grandes.
Paulinha

HORIZONTE disse...

Que bem descreves a beleza e frescura da vila de Sintra,é a magnifica vegetação,pela encosta até ao palácio, são as fontes cristalinas de água fresca,o lindo jardim de Monserrate, os sumptuosos palacetes,não há duvida que vale a pena esse passeio para quem não conhece.
Quanto a este evento não sabia, mas tu trazes sempre a agenda do horizonte em dia,e esses fontanários não devem ser esquecidos, tantos garrafões de água enchi com essa agua,de nascente,todos os fins de semana era o passeio obrigatório e sabia sempre bem.

Obrigada pelas fotos estão muito melhores que as minhas.
Beijoca e espero ver-te no dia 30.
Ana

O céu da Céu disse...

Olá BIBA
Gosto imenso de teatro, se fosse aqui perto lá estava sem dúvida.
Pode ser que um dia organizemos um passeio por aí.
No próximo dia 9 ,no encerramento das actividades da nossa Academia, vou apresentar um livrinho que em tempos escrevi para os meus netos e que tirei agora da gaveta...depois vou fazer chegar às minhas amigas HORIZONTE o meu livreco "TUTY" Beijinhos para ti, ANA e ISA.

Diassintralisboa.paulinha disse...

Amiga Céu,
é sempre uma alegria te-la não como visita, porque connosco já não há essa cerimónia, mas sim como a amiga da casa,com quem nos sentimos sempre bem.
Ficamos radiantes se esse tal dito passeio se organizar,Horizonte recebe de coração aberto a todas com o maior prazer.
Mas agora fale-me da vossa academia,tenho curiosidade em conhecer.
Muito orgulho devem ter os netinhos na avó,essas reliquias não se deixam na gaveta muito tempo,dou-lhe os meus parabens por fazer essa apresentação do seu livrinho, que se há presentes de grande estima são os recebidos duma avó.
Não sei se somos merecedoras de receber uma cópia do livrinho TutY,mas que gostava muito..... acredite amiga será uma honra receber tanta consideração da sua parte.
Não admira que as suas meninas e todas as outras,nutrem por si tanto carinho e admiração,eu só agora a conheci e claro que houve grande empatia,teve uma profissão que eu gostaria de ter tido,mas felizmente que a minha filha realizou esse meu sonho, tenho uma ternura grande pelos professores, admiro demais como se dão de corpo e alma numa entrega incondicional aos seus meninos,recordando-os um a um até ao fim das suas vidas.
Um beijinho
Ana

HORIZONTE disse...

Olá Ceu
Obrigado pelos beijos.
Ficamos aguardando o passeio e o livrinho. Afinla não moramos assim tão longe
um abraço
Biba