Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

sexta-feira, 24 de abril de 2009

DIA DA LIBERDADE


Depois de ver este video que uma das nossas amigas enviou para o nosso blog, e que retrata tão bem esta epoca, com um fundo musical que jamais as pessoas deste tempo esquecerão,vou complementar com algumas palavras, que poderão elucidar não os da nossa geração, mas para os nossos netos e outros mais jovens que visitem nosso blog.


Após 35 anos, o 25 de Abril continua a dividir a sociedade portuguesa, sobretudos os estratos mais velhos da população que viveram os acontecimentos de perto.

Antes do dia 25 de Abril de 1974, o nosso país vivia mergulhado na tristeza e no medo. Durante mais de 40 anos, quem governou Portugal até esse dia foi Salazar e, logo a seguir, Marcelo Caetano. Não havia democracia, não se realizavam eleições livres e ficavam sempre os mesmos a mandar. As pessoas não tinham liberdade para dizer o que pensavam sobre o governo. Havia a PIDE, uma polícia política que vigiava, prendia e torturava quem tivesse ideias contrárias às do governo.

Com o 25 de Abril, mudou muita coisa no nosso país: acabou a ditadura e começou a democracia. O povo português passou a ter liberdade porque aconteceu uma revolução, a Revolução dos Cravos. O povo saiu à rua para comemorar a festa da Democracia, com os soldados que nos libertaram da Ditadura. Toda a gente se abraçava. Os soldados colocaram cravos nos canos das suas espingardas, simbolizando uma mudança pacífica de regime. Muitos distribuíam cravos vermelhos. As pessoas gritavam «O POVO, UNIDO, JAMAIS SERÁ VENCIDO».
Por este motivo, o dia 25 de Abril foi declarado «DIA DA LIBERDADE» e é feriado nacional
.


Apesar de todas estas mudanças na vida dos portugueses, para mim o ano de 1974,foi dos mais felizes, porque no dia 6 de Maio quando toda esta agitação andava no ar nasceu a minha primeira filha,que conseguiu fugir á DITADURA E VEIO AO MUNDO EM TEMPO DE LIBERDADE

2 comentários:

HORIZONTE disse...

Ana a autora da publicação do video fui eu, ainda bem que gostaste. Por muita crise que ande por aí... ainda bem que tivemos o 25 de Abril, o PAÍS não está como desejariamos mas sem dúvida que está muito melhor que no outro regime e a prova disso é estarmos no blogue a fazer estes comentários .
Também a minha fillha já nasceu com a LIBERDADE, quase no fim do ano de 1974.
Beijinhos Paulinha

HORIZONTE disse...

Olha Ana, nem todos os filhos tiveram essa sorte: o meu, por exemplo, chorou todo o dia porque tinha um ponto de matemática marcado na Escola Manuel da Maia,e por mais que lhe explicasse o que estava a acontecer, (eu própria não sabia muito bem), as notícias eram muito confusas.
Ontem à tarde gostei imenso de ver o filme sobre a revolução.
Bjs Isa