Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

segunda-feira, 16 de março de 2009

Festa dos Merendeiros



Esta festa teve a sua origem por volta do ano 1700, na freguesia de Santo Isidoro. Foi num ano de grande seca em que das sementeiras feitas apenas se recolheram sementes pequenas e gelhas.

Os lavradores juntaram-se e fizeram uma promessa a Santo Isidoro, o patrono da freguesia. Prometeram que se as gelhas conseguissem produzir bem, nos anos seguintes fariam uma festa no dia do Santo, a 4 de Abril, e nela dariam um merendeiro a cada pessoa que lá fosse. Nesse ano os lavradores tiveram tão boas colheitas que a partir daí começaram a fazer esta festa que até hoje ainda se mantem a tradição.

No início, cada lavrador levava os merendeiros que cozia em sua casa, dentro de carros de bois enfeitados. Quando chegavam a Santo Isidoro, davam três voltas à Igreja antes de se iniciar a missa, e no fim distribuiam os merendeiros após o sino tocar a terceira badalada.

A afluência do povo da freguesia e das freguesias vizinhas tornou-se muito grande, e como os lavradores eram poucos tinham de suportar muitas despesas. Então, todas as pessoas da freguesia passaram a poder ser mordomos, contribuindo com dinheiro para as despezas do fabrico do pão, passando este a ser fabricado pelos padeiros. Como a afluência foi crescendo (chegaram a estar mais de três mil e quinhentas pessoas), a missa passou a ser celebrada no adro da Igreja.

A festa começa com a bênção dos pães. No efertório, os mordomos levam o seu saco de pão ao altar, como símbolo de oferta. No fim da missa, todas as pessoas se reúnem no adro da Igreja e, ao soar a terceira badalada começa a distribuição dos merendeiros, nas três saídas do adro da Igreja.

Nota: Já de alguns anos a esta data, a festa realiza-se no 1º domingo a seguir à Páscoa, ou seja no domingo de Pascoela, isto por o dia de Santo Isidoro (4 de Abril) nem sempre calhar ao domingo.

3 comentários:

HORIZONTE disse...

Isabel adorei a descrição que fez sobre a tradição da sua terra,são estes pormenores que marcam a diferença de região para região .
Gostei tanto que fui à net. saber de onde é Santo Isidoro e, se não me enganei é uma freguesia de MAFRA.
Beijinhos Paulinha

HORIZONTE disse...

Olá Isabel
Obrigado pelas palavras carinhosas de boas vindas.
Sobre o artigo da Festa dos Merendeiros, não conhecia, e nós aqui tão perto...
ainda bem que existe esta caixinha mágica onde além de criar e cimentar amizades, nos dá a conhecer melhor o mundo que nos rodeia

HORIZONTE disse...

Com a crise que vai,até os lavradores da classe média hoje ficavam agradecidos que lhes dessem um merendeiro,mas tradições são para cumprir,e ainda há pessoas boas a fazê-lo para não se perder a história duma região.
Aqui está o nosso blog a cultivar-nos,pois nunca é tarde para aprendermos.
Obrigada Isabel