Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

quarta-feira, 18 de março de 2009

Amigas
Este é um painel com Bordado de Castelo Branco que eu bordei. Quero partilha-lo convosco neste nosso blog, e já agora dar-vos a conhecer não só o bordado mas também o significado dos seus elementos
Biba


Colchas de Castelo Branco

De inspiração oriental, as colchas de Castelo Branco são conhecidas, pelo menos, a partir de meados do século XVI.De constituição semelhante às colchas de Toledo e de Guadalupe, foram durante séculos a dignidade do enxoval de qualquer noiva desta região, fosse ela plebeia ou nobre.Bordadas com fio de seda em pano de linho, os seus elementos decorativos têm simbologia singular. Assim, a albarrada representa o lar e a árvore da vida; os pássaros juntos os desposados, quando não estão representados por simbólicos bonecos; os encadeados, a cadeia indestrutível do matrimónio; os cravos representam o Homem, e as rosas a Mulher; os lírios, a Virtude; os corações, o Amor; as gavinhas, a Amizade; a hera, a firme afeição; os jasmins, a virtude da castidade; as romãs e as pinhas, a solidariedade e união da família; os frangos e os galaripos, a prole bendita; e os lagartos, os amuletos da felicidade tão desejada.Encontram-se em exposição e fabrico no Museu Tavares Proença Júnior e loja da Vila, Rua da Misericórdia - Castelo Branco.

4 comentários:

HORIZONTE disse...

Que tens umas mãos de fada eu já sabia,já vi dezenas de trabalhos feitos por ti e qual o mais bonito,mas este painel está fantástico parece impossivel só agora saber o significado deste especifico bordado de Castelo Branco,realmente é como a nossa Paulinha diz, os blogues unem as pessoas e dão-lhes mais sabedoria.
Força Biba entras-te no horizonte de certeza pela mão de um anjo,já não passamos sem ti.
Jinho ANA

HORIZONTE disse...

O bordado está lindissimo, não sei fazer este bordado e sei que é um pouco ou muito dificil daí valorizar ainda mais quem tem as mãozinhas de fada para os fazer. Mas, apreciei também e muito a descrição que a Biba fez sobre o trabalho, desconhecia mesmo e pensei que o blogue também pode ter a função de nos esclarecer .
Beijinhos Paulinha

Anónimo disse...

Palavras para quê? A Paulinha e a Ana já disseram tudo... Ah esqueceram-se de lhe dizer uma coisa - Muitos Parabéns ! -
Adorei o seu trabalho, são poucas as mãos que o conseguem fazer com perfeição. Obrigada por ter partilhado connosco.

bjs
Cila

Unknown disse...

Mas que bonito.....é realmente de muita habilidade e paciência .
Parabéns.

jinhos
Ivone