Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Bico de Lacre

Apresento-vos o novo elemento cá de casa.
No dia do pai foi o presente do filho, para fazer companhia ao canário e ao rouxinol .
Pelas 7 horas da manhã já tenho a minha passarada toda a tocar a alvorada, ás vezes até quero dormir mais um bocadinho, e fico passada, porque a partir dessa hora torna-se dificil, mas......sem duvida que são a alegria da casa e já não passava sem estes pequenos seres. BICO DE LACRE
Esta espécie foi introduzida em Porugal, na decada de 1970, e já existe actualmente em grande quantidade. É uma espécie popular e é fácil de manter em cativeiro.


É um pássaro pequeno, cerca de 11 a 13 centímetros de comprimento e 12 a 14 centímetros de envergadura. Tem um peso de 7 a 10 gramas. Apresenta uma cor acastanhada mais escura no dorso e é mais acinzentado na região do peito. Tem o bico vermelho-vivo e uma risca vermelha à volta dos olhos. Também têm uma linha avermelhada no peito. Os machos e fêmeas são idênticos, mas os machos têm uma cor mais vermelha no peito, diferenciando-se pela cor preta na base inferior da cauda, ao contrário da fêmea que mantém o acastanhado.

O casal constrói o ninho, oval ou esférico, geralmente com corda, mas também com penas e algodões. A postura normal é de 3 a 5 ovos durante o ano, excluindo os meses mais frios. Os ovos são incubados em 11 a 13 dias, por ambos os sexos do casal. Têm um desenvolvimento um pouco lento quando comparados com outros pássaros. Permanecem no ninho cerca de 21 dias, e só 3 semanas depois já conseguem comer sozinhas. Os jovens têm uma plumagem incompleta e o bico preto.

Está a apresentação feita e para quem não conhecia, espero ter contribuido para aumentar os vossos conhecimentos sobre esta pequena ave.

Bjinho Ana



3 comentários:

HORIZONTE disse...

Um dia destes levo aí a casa o meu CUCA para ele se divertir. Fica maluco quando ouve um passarinho. Isso é que seria giro, às 7 da manhã eles a cantarem e o meu num baile louco para os apanhar. Eu acho que manso como ele é, só quer é brincar com eles, não estou a ver fazer-lhes mal, mas não ponho as mãos no lume. O instinto às vezes prega-nos partidas. Tadinhos, é melhor assim cada um em sua casa. Um conselho, quando eles começarem a cantar tu experimenta tocar cavaquinho ao mesmo tempo. Vai ser lindo!!!
É só uma ideia
bjs
Biba

HORIZONTE disse...

O que eu gosto de passarinhos....só de me lembrar que em miúda comia passarinhos fritos...na altura sabiam-me muiro bem, agora penso que não era capaz.
Comprendo-te perfeitamente porque já tive um casal de periquitos e, eles é que nos acordavam, mas ao mesmo tempo era uma alegria.
Boa sorte para a tua passarada,pois eu não tive muita sorte com os meus e ficámos todos muito tristes.
Bjs Paulinha

HORIZONTE disse...

És muito gentil percebi o elogio.
Mandas-me tocar cavaquinho que a bicharada até se assusta e cala-se logo.
Mas ainda vou experimentar.
Se resultar convido-te para parceira com o bandolim,sempre é mais melodioso de se ouvir.
Tambem já tive uma fase como tu Paulinha que gostava de codornizes fritinhas, mas há anos que não como.
Realmente o que é triste é quando os nossos bichinhos não resistem a alguns problemas de saude e morrem.Tambem já me tem acontecido e nesse dia é uma choradeira.
Bjinho
Ana