Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

quarta-feira, 11 de maio de 2011


À medida que os nossos pais envelhecem, requerem cada vez mais atenção, cuidados e carinhos, foi isso que tenho tentado fazer mesmo à distância.
Mas…com o decorrer dos anos somos confrontados com outra situação, na medida que as alternativas são muito poucas e aí , somos nós que temos que decidir por ELES.
Da minha parte é uma sensação muito esquisita….” Os filhos terem que decidir a VIDA dos pais “ nunca tal me tinha passado pela cabeça.
È angustiante … com uma sensação de incapacidade de não fazer o MELHOR , e ter a certeza do que é o MELHOR , para que os seus dias sejam passados com o Amor e a Dignidade que merecem.
Estou a passar um momento um pouco difícil….a saúde da mãe e os já muitos anos do pai, fazem precisamente que seja eu a decidir por eles.
Ao sair para tomar o meu cafezinho matinal, dei por mim a reflectir nisto tudo, o que me levou a pensar que se eles dependem de mim , eu só tenho que estar bem comigo , para lhes poder transmitir amor e segurança nas decisões a tomar.
Divagando nesses pensamentos concentrei-me na paisagem e pensei que o local onde vivo não é assim tão desagradável
E se fôr ?
Que importância tem isso comparado com a situação que estou a atravessar com a saúde dos meus pais.

Sem dúvida que regressei melhor, aquele momento ( mesmo a sós ) deu-me uma certa tranquilidade e optimismo.











4 comentários:

diassintralisboa.paulinha disse...

Paulinha tenho pensado muito em ti, e compreendo o que estás a passar.Tambem na situação do meu pai foi um episódio identico, e senti-me impotente porque trabalhava nessa altura, e os patrões não são sensiveis a estas situações,mas sabia que junto do meu pai estava uma mulher com uma força extraordinária ( a minha mãe) que foi médica enfermeira assistente social e ainda dona de casa.A ela o meu Bem Haja por todo o carinho que dedicou ao meu pai.
Nestas situações damos por nós a pensar que tudo é mesquinho, em comparação com a dependencia que nesta fase da vida os nossos pais atravessam, e apenas nos resta decidir o que achamos ser melhor para o conforto deles.
Hoje comemora-se a aparição de Nossa Senhora de Fátima a ela eu peço que te dê muita força e coragem e o discernimento para saberes a melhor solução a tomares.
O principal já eles teem que é o amor e carinho que lhes dedicas,o que falta.... Nossa Senhora vai ajudar acredita.
Um beijinho grande e desabafa sempre que precises.
Ana

Anónimo disse...

Já tinha respondido,não sei se leste,mas houve uma interrupção nos blogues durante dois dias,não sei se estiveram a actualizar,mas acontece que desapareceu o comentário.
Foi muito bom saber que a operação da tua mãe correu bem e desejo as rápidas melhoras,mesmo que leve algum tempo,já sabes nesta idade é sempre mais complicado.
Para ti que estás a passar uma má fase da vida, muita força e coragem.
Bjinho
Ana

Nídia Rocha disse...

PAULINHA,NÃO CONSEGUI FAZER O QUE TINHA
COMBINADO CONTIGO ,ESTOU TRISTE POR ISSO
MAS O MEU FILHO VEIO ALMOÇAR,AQUI EM CASA
DEPOIS ,ANDEI COM ELES ÁS COMPRAS PARA A CASA DELE,COISAS QUE TIVERAM DE SER MUDADAS EU ANDO CANSADA ,ESTÁ QUASE TUDO
EM ORDEM !!TRABALHAM OS DOIS DURANTE A
SEMANA,NÃO TEM VAGAR,,,,,,AMIGA AS MÃES
SAM PARA AJUDAR ,QUANDO É PRECISO.......
SE TIVESSES VINDO Á MINHA CASA,TINHA-MOS
CONVERSADO,OLHA NEM FUI FAZER AS ANÁLISES .....NO DOMINGO FUI PARA
SANTIAGO COM ELES RECEBER,AS COISAS
PARA O NOVO ESCRITÓRIO,PORQUE UMA
EMPREGADA DELE ESTEVE DOENTE,LÁ FUI EU
TIVE MUITA PENA DE NÃO TE VER.........
MAS FOI IMPOSSIVEL....COMO ENCONTRASTE
A TUA MÃE '?..NÃO RESOLVESTE NADA....
SABES DO QUE EU FALO.
AMIGA AS MINHAS PALAVRAS,SÃO DE QUEM JÁ PASSOU POR ESSES PROBLEMAS,SEI COMO
É DIFICIL RESOLVER------FORÇA AMIGA
SÃO PALAVRAS DO CORAÇÃO.
BJS NIDIA ROCHA

Dulce Gomes disse...

Paulinha
este seu desabafo encheu o meu coração de ternura ao mesmo tempo que me revi/revejo em tudo o que escreveu. Estamos passando por situação semelhante apenas com a diferença da distância que a separa dos seus pais, o que dificulta ainda mais todas as suas decisões. Não é fácil decidir por eles porque crescemos a ve-los fortes e incisivos, grandes homens/mulheres que souberam fazer face e contornar grandes pedras do caminho. Decidir por eles faz-nos sentir que lhes estamos a retirar o "tapete" da sua dignidade e auto-segurança, mas tal como diz e muito bem, temos que ultrapassar certos sentimentos e tentar estar bem por dentro para melhor os podermos ajudar. E acredite que me ajudou, porque ao partilhar o que sente faz com que aquela sensação que nos assalta de que estamos a agir mal, aqui e ali, desvanece...e ajuda a que aceitemos que esta é, realmente, a lei da vida.
Força minha amiga e obrigada pela força que me deu.
abraço-a com um beijinho