Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

sexta-feira, 18 de junho de 2010



Passado,Presente,Futuro

Eu fui. Mas o que fui, já me não lembra
Mil camadas de pó disfarçam, véus
Estes quarenta rostos desiguais
Tão marcados de tempo e macaréus

Eu sou. Mas o que sou tão pouco é:
Rã fugida do charco, que saltou,
E no salto que deu, quanto podia
O ar dum outro mundo a rebentou

Falta ver, se é que falta, o que será
Um rosto recomposto antes do fim,
Um canto de batráquio, mesmo rouco.
Uma vida que corra assim -assim


José Saramago, in “ Os Poemas Possíveis”


JOSÉ SARAMAGO, faleceu hoje na sua residência de Lanzarote, aos 87 anos.Era um dos maiores nomes da Literatura Portuguesa Contemporânea, vencedor do Prémio Nobel da Literatura no ano de 1998 e de um Prémio Camões.

Muitos foram os livros que escreveu, alguns tornando-se mesmo polémicos.Seu estilo de escrita era caracterizado pelos parágrafos muito longos e o uso incomum de pontuações.

2 comentários:

HORIZONTE disse...

Pena que se perdeu um homem que sempre foi firme nas suas convicções, quer se estivesse de acordo com ele ou não, temos de concordar. Tinha essa qualidade. Não vergava a lobis e defendia sempre o seu pensamento, o que vai sendo raro.
Paz à sua alma.
Biba

HORIZONTE disse...

Sem comungar de todos os seus ideais, mas respeitando-os,sempre admirei a sua oralidade escrita.
Era assim mesmo o José Saramago! Íntegro, vertical, directo!
Tive o privilégio de o conhecer pessoalmente na década de 90.
Que tenha encontrado na morte o apaziguamento.
Isa