Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Clube Desportivo “ OS LUSÍADAS “ é um pequeno Clube situado no Bairro de Alcântara, em que fomenta entre várias actividades , o Atletismo e o Futebol.
Anualmente fazem o seu passeio e tenho o prazer de sêr sempre convidada, ao qual não falto, pois além de reviver alguns amigos é sempre um dia muito divertido.
Este ano além de um bonito percurso e do já famoso almoço com tarde dançante ,fômos visitar uma quinta muito bonita e bastante surpreendente.

Quinta dos Loridos - Jardim Oriental Buddha Éden
A Quinta dos Loridos é um bonito Solar, situado na freguesia do Carvalhal, concelho do Bombarral.

Outrora, estas terras foram pertença do Mosteiro de Alcobaça, que as doou a João Annes Lourido, em 1430. No século XVI a família Sanches de Baena reconstruiu este Solar que é hoje um belo exemplo da nobre arquitectura rural do século XVIII, ostentando o orgulhoso brasão da família Sanches de Baena.
Com cerca de 35 hectares, o jardim foi idealizado e concebido pelo Comendador José Berardo, em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi um dos maiores actos de barbárie cultural, apagando da memória obras-primas do período tardio da Arte de Gandhara.

Entre budhas, pagodes, estátuas de terracota e várias esculturas cuidadosamente colocadas entre a vegetação, estima-se que foram usadas mais de 6 mil toneladas de mármore e granito para edificar esta obra monumental.

Os 700 soldados de terracota são pintados à mão e cada um deles é único, encontrando-se alguns enterrados como há 2.200 anos atrás. No lago central é possível observar os peixes KOI, e os dragões esculpidos que se erguem da água. A escadaria central é o ponto focal do jardim, onde os buddhas dourados dão calmamente as boas-vindas.
Este é sem dúvida um lugar que desperta aos sentidos e digno de sêr visitado.

3 comentários:

HORIZONTE disse...

Ainda não conheço ao vivo mas já me mandaram uns e-mails com as figuras e deve ser interessante.
Curioso, amanhã também vou actuar com o meu grupo de cordofones a uma colectividade em Alcantara, mas chama-se Ordem e Progresso, por pouco nos encontravamos na mesma Associação.
Até era giro, eu tocar e a Paulinha a dançar.
bj
Biba

HORIZONTE disse...

Que belo dia devem ter passado nessa maravilhosa propriedade: ainda a não visitei,embora tenha visto uma reportagem relativamente recente feita nesse local pela RTP, que achei muito interessante.
Talvez nestas férias eu vá até lá.
Bjs
Isa

HORIZONTE disse...

Quase todos os anos lá passo perto,e desconhecia, só tive conhecimento através de emails mas este ano talvez lá vá nas férias.
Gostei da descrição que fazes do local,e tambem das fotos dessa bela tarde de convivio com amigos,é sempre bom esses almoços para rever amizades antigas.
Beijinho
Ana