Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

domingo, 30 de agosto de 2009

Recordar











Mais umas recordações já que faz bem a todas nós.
Quem não leu as histórinhas da colecção coelhinho branco e piriquito? como eram pequeninos até eram baratinhos lá iamos tendo uns livrinhos para ler. Mais tarde começaram a aparecer as bibliotecas ambulantes que tinham um dia, e lugar fixo, para quem quisesse requisitar, levava para casa e na semana seguinte ia entregar e levantar outros livros.Nessa altura é que apanhei o vicio da leitura e ainda hoje gosto muito o pior é a vista que já está a dar sinal de cansaço.
Quando recebi de presente a primeira boneca de recortes com lindos vestidos de baile chapéus
combinações (sim porque esta peça usava-se),fatos de banho etc.foi das coisas que mais adorei,tinha muito cuidado para não rasgar porque sabia que não voltava a ter outro se estragasse,passava horas a brincar e no meu imaginário a levar esta boneca aos bailes, ás festas, e á praia.Mais tarde ficaram sem cabeça e assim terminou porque não havia fita cola.
O boneco de papelão foi uma prenda no trabalho do meu pai que davam presentes no Natal, e juntamente com ele tachinhos e panelinhas e ainda um fogão tudo de aluminio, este boneco nunca vou esquecer era o meu bébé vestia as roupinhas de quando eu era recem nascida que a minha mãe tinha guardado e era o meu delirio mas....... quis o destino que de tanto brincar estava tão suginho que meti-o dentro dum alguidar com água e desfez-se para sempre.
Mais tarde surge outro brinquedo que era a alegria das crianças " o prato chinês", na rua toda a criançada rodava o prato até cair,posso gabar-me que até tinha uma tecnica que aguentava bastantes minutos.Não me esqueço o meu pratinho era verde alface.
E aqui deixo algumas recordações dos meus brinquedos que eram muito pouquinhos porque a nossa geração quando pedia aos pais,eles faziam-nos ver que não havia dinheiro para essas extravagancias e nós não voltavamos a pedir, mas tinhamos uma imaginação muito fertil para brincar com muitas outras coisas,até porque se brincava na rua e era a apanhada, ás escondidas, á cabra cega, ao lenço, ao ringue, ás rodas, á macaca, etc etc.
Até tinhamos mais defesas e raramente adoeciamos, nem tantas alergias como hoje as crianças
padecem, tão pequeninas, e já com problemas respiratórios tambem não havia tanta poluição nem tanta insegurança.
Um beijo Ana




1 comentário:

HORIZONTE disse...

Que bom ter amigas com boa memória.
Tudo isso vem agora ao de cima e por momentos transporta-me à nossa feliz infância e juventude.
E não é que eramos mesmo felizes com essas pequenas coisas? Tiravamos bem proveito dos brinquedos.
E ao falares na festa de Natal, a primeira coisa que me veio à lembrança foi como ficava feliz no dia da distribuição dos presentes porque era sinal que estreava sempre uma peça de roupa e nem era de marca, eheheh
Vaidosa, enh?
Não, apenas não havia a fartura que há hoje
me vou, consoladinha de recordar
Biba