Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

RECORDAR












Então vamos lá recordar,já que estamos quase em vesperas do inicio das aulas, que tal falarmos um pouquinho destas imagens que para algumas certamente não diz nada,mas para outras, são a saudade de tempos muito distantes,mas que fazem parte da nossa infancia.(Às vezes penso que o tempo passa a correr tão depressa que mais parece ser do tempo dos dinossauros)
A sala de aula com a cruz de Jesus os retratos do Salazar e Americo Tomaz e o quadro preto. Os meninos ou meninas todos de bata branca muito respeito pelo professor que ás vezes até fazia doer a barriga.
Cadernos de 2 linhas era onde todas as crianças aprendiam as letras ,primeiro o aeiou depois o abecedário.
Caderno escolar sem florinhas nem bonequinhos. Meninos da mocidade portuguesa que faziam parte do regime.
Tinteiro e caneta de aparo depois de sabermos as letras passavamos ás cópias e ai daquele que borrasse de tinta a cópia e garanto para quem nunca conheceu este objecto na minha opinião era das coisas mais dificeis para uma criança se habituar,mas até chegarem as canetas de tinta permanente a caligrafia era escrita com estes aparos chamada a caneta de pau.
E por fim o afamado livro de leitura da primeira classe onde várias gerações aprenderam a ler.
Bate sempre uma nostalgia ao revivermos esses tempos,nunca se esquece a professora da primária, nem os cheiros da tinta dos cadernos novos dos lápis da nossa mala de cartão do cestinho do lanche marca para sempre as nossas vidas.
RECORDAÇÕES está aberto a quem quiser deixar fotos de objectos de livros tudo o que fez parte do nosso tempo para aqui podermos comentar.
Bem haja a todas
Um beijo Ana




13 comentários:

Dulce Gomes disse...

Esta postagem é enternecedora. Ao vê-la recuei no tempo, sentei-me na carteira da escola, abri a malinha barata, tirei o caderno e comecei a escrever molhando o o bico de escrita no tinteiro.
Obrigado Ana, por me proporcionar essa viagem no tempo(^_^)
bjinhos do coração.

HORIZONTE disse...

Olá Dulce,
ainda bem que fez uma viagem feliz ao passado,estas recordações fazem bem á alma. E descreveu como se fechasse os olhos e o filme passasse sem esquecer nenhum detalhe.
Tempos felizes.
Com carinho da Ana
Um dia destes volto a recordar mais umas coisitas.

Cantinho da Maria disse...

Olá, Ana, é muito bom recordar ou então dar a conhecer aos mais novos.Achei uma ternura deliciosa, o seu texto e as suas fotos, por sinal, a minha mãe já me tinha contado todas essas coisas do seu tempo,porque ela também viveu esse tempo tal como aqui descreve. Mas eu, também, em chegando o mês de Setembro vêm me sempre á memória a minha primeira classe, que por sinal até se entrava em Outubro. Eu tinha também o meu cestinho do lanche para comer no recreio e também uma bolsinha bordada pela minha mãe que ainda hoje guardo, onde levava o pão. Quanto á bata, era para quem queria mas eu como gostava de usar ,não me importava de a vestir.
Peço desculpa de entrar com este comentário, num tempo que não era o meu, mas gostei imenso do texto, foi bom saboreá-lo!

Beijinhos bom fim de semana Ana e igualmente á Paulinha.
Beijinhos. Zézinha Coelho

HORIZONTE disse...

Zezinha,
obrigada pelo seu comentário,não peça desculpa todo o tempo é nosso quando partilhamos com amigas sejam de que geração for,e a sua possivelmente será a da minha filha.O que é para mim uma ternura da sua parte o interesse pelas nossas descrições do passado sinal que não se aborrece e aprecia.
Costuma-se dizer que o saber dos antigos é cultura para os nossos ouvidos.
Deve ser uma pessoa muito especial
e como qualquer geração tambem senti que as saudades lhe chegam no fim do Verão.
Muitos beijinhos, a Paulinha está de férias ,mas se falar com ela dou o seu beijinho
Ana

HORIZONTE disse...

Só tu para me trazer estas doces recordações. Agora ri com gosto ao lembrar uma história que a minha sogra costumava contar.
Dizia ela que um dia o Santo que estava entre as fotografias caiu quase em cima da secretária onde a professora estava sentada e esta com o susto começou aos berros:
"Ai que o cristo me quer matar"
Escusado será dizer que as miudas ficaram tão assustadas que começou tudo a chorar com pena da senhora. Imaginem a cena (há cerca de 70 anos, se fosse hoje...)
Biba

HORIZONTE disse...

E com a história do santo que caiu, esqueci de relatar as minhas próprias recordações.
E são tantas!!!
Aqui fica uma delas:
A minha professora era uma senhora já com uma certa idade e sofria de reumático, daí a história que se segue, quando tocava para o fim do intervalo, nós estavamos tão entretidas com a brincadeira que por vezes nem ouviamos o sino. Assim, como a aula era no 1º andar, quando iamos a subir as escadas já estava ela de régua na mão lá no cimo à nossa espera.
As mais espertinhas empurravam as mais pequenas para a frente pois aí a senhora professora ainda batia com força, só que por vezes ela trocava-nos as voltas e iá chamar a colega da sala ao lado que era bem mais nova, estão a ver o filme, a D Ilda que não era para brincadeiras começava a malhar pelo fim da fila, e com tanta gana que ainda hoje me lembro bem como doiam. é bom recordar
outro dia acrescentarei mais algumas
hoje fica aqui um beijinho para todas
Biba

cila disse...

Òlá Ana,
Adorei o seu texto!
E achei espantoso porque o que Ana descreve está práticamente tudo numa marchinha que eu própria compus para ser cantada no próximo almoço das antigas colegas de escola. Só não o transcrevo já para não quebrar a surpresa.
Quando se refere à dificuldade de escrever com caneta de aparo, a certa altura canta-se:
"e depois de algum preparo
de caneta de aparo
escrevemos a medo
lendo e copiando
lá vamos ganhando
o tal calito no dedo..."

Obrigada por partilhar connosco essas doces recordações.

Bem haja
Cila

HORIZONTE disse...

Estou mesmo contente por estas 4 imagenzinhas terem mexido tanto com as vossas (nossas)memórias.
Oh Cila!... isto é que transmissão de pensamentos acredite que não sabia da cantiguinha,pois eu nem me posso sequer comparar com o vosso talento no que toca a versos ,da minha parte tem de ser em prosa que é só como eu sei,mas imagino nesse dia o que vai sair desse almoço.Eu já pedi á Paulinha que quero que me conte tudo,desde a recepção até á parte das bolhas nos pés de tanto dançarem.Slides fotos marchinhas anedotas teatrinhos por favor ponham tudo no aeiou,nós amigas do AEIOU esperamos ansiosas.
É tão bonito o que voces fazem para juntar as amigas de infancia e professoras, que fico com uma lágrimazinha de saudade das minhas amigas e de há tanto tempo não as ver com excepção da Biba que nunca a perdi de vista,mas cá em Lisboa é impossivel isso acontecer porque cada uma era de terras diferentes e depois de formarmos familia vão para locais diferentes ou mudam-se para outras casas e perdemos o contacto.
Um grande beijo e tudo a correr bem.Eu já me tinha apercebido que voces deviam andar muito ocupadas com os ensaios.
Ana

100Sal disse...

Belo texto! Como profissional da educação só falta a pontuação, mas como filha estou muito orgulhosa.
Tens de contar mais coisas destas e ao pormenor como a Biba fez. Lembro-me da minha escola primária, já bastante afastada do q é hoje, por isso convido-te a assistires a uma aula minha. Devias adorar...depois combinamos.
Bjo Sara

HORIZONTE disse...

Vê-lá Biba que este cenário é igual ao cenário de há setenta anos.
Pois a tua professora D.Ema era realmente conhecida por gostar muito da sua réguada,a minha a D.Florinda que eu achava a professora mais bonita da escola,era mais paciente,mas um dia estava a ler a lição junto dela e gaguejei com os nervos vira-me a mão na cara tinha um cachuxo no dedo fiquei logo a sangrar mas eu até gostava dela e neste momento estou a lembrar-me dela e parece que a estou a ver não esqueci promenor nemhum.
Bons tempos.Ana

HORIZONTE disse...

olá filhotinha,
Que bom teres entrado a comentar este texto que tem tudo a ver com a tua dedicação e amor á profissão.
Bem pequenina já brincavas com os teus ursinhos ás escolas. Punhas uma folha de papel e um lápis á frente deles,e no teu quadrinho preto ensinavas o aeiou,era já o destino a preparar-te para o ensino de tantas crianças e da sua educação.Sou uma mãe muito orgulhosa porque não só realizaste o teu sonho, como em ti eu realizei o meu, já que a vida não premitiu que viesse a trabalhar no ensino escolar como era meu sonho.
Defeito de profissão tens sempre de me corrigir nas virgulas.
Adorei adorei entra mais vezes.
Beijão da tua mamã.

HORIZONTE disse...

Aqui fica registada outra recordação da minha passagem pela escola primária.
Ainda hoje, e já lá vão tantos aaaaanos, tenho bem gravado na memória visual e gostativa.
As nossas mães iam levar-nos o almoço e como a minha escola ficava na zona de Monsanto, onde, como sabem há muitos pinheiros, lembro-me perfeitamente de comer à sombra deles e beber chá frio a acompanhar a refeição.
Agora chamam-lhe "Ice Tea", que fino!!!!
Após o repasto entretinhamo-nos a entrelaçar a rama dos pinheiros antes de o sino nos chamar à "dura" realidade
Que saudades
Biba

HORIZONTE disse...

pois era Biba, fazia colares com as agulhas dos pinheiros e punhamos na cabeça pareciamos umas princesas.
Tambem vou contar esta que foi um segredo que só eu e a minha irmã sabiamos.Nós gostavamos muito de arroz doce e tambem batatas fritas com bife e só queriamos que a minha mãe mandasse para o almoço batatas com bife.Um dia a minha mãe disse "Até parece que voces não comem outra coisa , todos os dias batata frita"e então nós pedimos ,mande arroz doce mas não ponha canela e assim foi passamos a almoçar arroz doce s/canela com fibe era dois em um.
Esta nem tu sabias.
Beijinho e obrigada pelas boas memórias.
Ana