Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

sábado, 22 de agosto de 2009

PALACIO DA AJUDA




O Palácio da Ajuda foi construído em consequência da derrocada do Paço da Ribeira, no Terreiro do Paço, ocorrida durante o terremoto de 1755. O Rei D. José I mandou então edificar o Palácio Real da Ajuda.
A Corte viveu num palácio provisório - "Real Barraca" que era feita de madeira e muito bonita. Ardeu, em 1794, devido a um incêndio.
O novo palácio, em estilo neoclássico, foi projectado por Manuel Caetano de Sousa e totalmente modificado por Francisco Fabri e José da Costa e Silva.
Só em 1861 após a aclamação de D. Luis e do seu casamento com D. Maria Pia, o Palácio da Ajuda se torna residência oficial da Monarquia.
Nas suas salas realizaram-se bailes e cerimónias, tornando-se deste modo o centro da corte portuguesa do séc. XIX.
Depois da proclamação da República em 1910 o Palácio da Ajuda fica encerrado, reabrindo em 1938 como Museu, reunindo importantes colecções de séc. XV.


Aqui vos deixo uma visita guiada por este magnifico palácio situado na Ajuda freguesia onde vivi toda a minha juventude e todos os dias atravessava o seu atrio a caminho da escola não lhe dando a devida importancia que merecia.
Espero que gostem, para quem não conhece se vierem a Lisboa é das riquezas que temos que vale a pena dar um saltinho.
Ana

3 comentários:

HORIZONTE disse...

Sim senhor! bela reportagem, E que saudades!!! Dizes bem tanta vez lá passamos sem olhos de ver. Agora quando lá vou sinto que aquilo é um bocadinho meu.Faz parte da nossa infância e juventude. Somos sortudas não era toda a gente que tinha o privilégio de por ali andar quando muito bem lhe apetecia. Parabéns pela reportagem
Biba

HORIZONTE disse...

Gostaste Biba?Estava a pensar em ti sabia que te ia a bater a saudade, é como dizes todos estes monumentos são um bocadinho nossos é por isso que me sabe tão bem fazer estes slides dos recantos onde tanta vez passamos sem olhar e que agora me lembram alem da historia do palacio tambem a historia da minha vida.
Já tenho outro pensado para a próxima.
Ana

HORIZONTE disse...

É bem lindo este palácio.Obrigado Ana pelo slide e pela reportagem

Beijinhos Paulinha