Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Santos populares






Já que estamos na quadra dos santos populares e a pedido da Paulinha vou mais ou menos descrever como era passado na infancia e na adolescencia.
Pois esta rua com vista para o tejo foi onde nasci que a Biba tão bem conhece,aqui faziamos o nosso altar ao stº António parecido com o da imagem e durante o dia pediamos um tostãozinho a quem passava o que juntavamos compravamos papel de seda e foguetes papel faziamos bandeirinhas como as da imagem e enfeitavamos o páteo á noite no alto das terras onde brincavamos fazia-se a fogueira e um adulto com nome Sr. Pedro lembras-te Biba ? era ele que deitava os foguetes.Nunca irei esquecer esta infancia tão feliz.
Já na adolescencia faziamos arraiais no bairro onde morava com bailarico fogueiras e durante a tarde iamos ao Monsanto escolher uma alcachofra bem bonita,que queimavamos á noite na fogueira e deixavamos á janela ao relento, de manhã ao acordar corriamos a ver se a alcachofra florisse o nosso apaixonado gostava de nós,caso não florisse era sinal que lhe eramos indiferentes.
Hoje os nossos filhos e netos quase nem dão por esta passagem só mesmo em Lisboa as marchas e nos bairros tipicos a sardinha assada até de manha.
E não há santos populares sem o mangerico e as quadras populares

Santo António é o primeiro
A trazer a gente à rua,
Santinho casamenteiro,
Juntou o Sol e a Lua.
São estas as minhas recordações,espero que gostem.

3 comentários:

HORIZONTE disse...

Como me sinto feliz pela vossa vivência nos Santos Populares..foram felizes não foram ? então essa felicidade já ninguém vos tira.
Agora os meus Arraiais são outros..tsmbém não percebo eu que tenho umas pernas tão curtas e tanto me doiem...não deve ser da velhice, que eu não quero ser velha não.
Beijinhos Paulinha

HORIZONTE disse...

Que bem descrito Ana Maria!!!
E a foto da Calçada do Galvão? que delicia, esta eu não tinha
Claro que me lembro do Sr Pedro e até tenho uma foto desses tempos (mania das fotos) nas terras que a Ana tão bem descreve, como por aqui não a posso publicar, fica a intenção e deixo à vossa imaginação
uma beijoca
Biba

cila disse...

Dá gosto ouvir estas histórias que nos fazem recuar no tempo e nos trazem à memória dias felizes que vivemos, e que marcaram até a nossa personalidade!
A Ana é dotada de uma grande sensibilidade e isso faz com que fale da sua infância e adolescência com amor, carinho e muita saudade!
Obrigada por partilhar connosco esses bons momentos, pois leva-nos também a recordar os nossos!
Um beijinho
Cila