Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011



EQUILIBRIO ENTRE O EMOCIONAL E O RACIONAL
Achei este artigo interessante e cheguei á conclusão que o meu lado emocional, está mais presente que o racional, dizia eu que funcionava mais com o coração do que com a cabeça.Estava redondamente errada.
Tanto o nosso emocional como o racional está no cerebro, emocional lado direito racional lado esquerdo, ambos tem de ser estimulados para haver equilibrio.
Agora já sei porque choro á minima coisa, lá tenho de controlar mais o lado emocional!!!!!....




Agora vai perceber ainda mais sobre a importancia de equilibrar o lado esquerdo e o lado direito do cérebro, e conseguir maior equilíbrio entre a razão e a emoção!


Partilha de um facto: nos últimos anos as grandes empresas têm ido às Universidades em busca de jovens talentos, de alunos de destaque. Aparentemente profissionais inteligentíssimos, que mais tarde, quando iniciam o sua carreira dentro da empresa, acabam por falhar na primeira situação de pressão emocional! Por que?????
Conclusão: o lado racional sempre foi o mais estimulado, está na hora de desenvolver mais as competências emocionais, e equilibrar os dois lados.


Características de uma pessoa com a tendência para ser mais racional ou mais emocional

Provavelmente conhece alguém que é muito esperto e sabe de tudo um pouco. Tem a sua opinião sobre algum assunto muito bem fundamentada e comprovada, muitas vezes tem as suas próprias conclusões, estatísticas, estudos e soluções. Pode até já ter elaborado planos de acção e estratégias…mas nunca entra em acção, nunca faz nada! Essa é uma pessoa com tendência para usar mais o lado racional.
Provavelmente também conhece alguém muito entusiasmado, cheio de energia, sempre com novas ideias, impulsivo e disperso, um furacão de motivação e de vontade…mas totalmente desorganizado e sem direcção. Essa é uma pessoa com tendência para usar mais o lado emocional.


Tudo isso acontece no cérebro

O lado esquerdo do cérebro é responsável pelo racional, é ele que aprende, que pensa e que raciocina. O lado direito é responsável pelo aspecto emocional.
O lado esquerdo é o lado mais limitado, é limitado pelo que entende e pelo que pensa. É o lado que tem sido mais estimulado, o lado racional e intelectual.
O direito não tem limites, é o emocional, se constrói com o poder das emoções. Pode estar fora de controlo, mas ele expande cada vez que você sonha.
Para aprender a programar o seu cérebro para o sucesso, você precisa aprender a utilizar o potencial do lado direito, o poder do lado emocional. Auto controle emocional é o factor decisivo de sucesso.

Quando consegue manter o equilíbrio entre o emocional e o racional, consegue mais facilmente alcançar as suas metas e sonhos.

Retirado da net.
Beijinhos
Ana



4 comentários:

Dulce Gomes disse...

Oh Ana, preciso urgentemente de conseguir um equilibrio. Sou canhota, mas sendo assim o meu cérebro não é porque devo estimular mais o direito: sou muito emotiva:))
Bem, há que fazer um esforço para estomular o lado esquerdo se ainda por cima é esse lado que raciocina e aprende...
estou mesmo descontrolada.eheh
Beijinho grande

HORIZONTE disse...

Eu já não tenho solução.....
Funciono mesmo mais com o coração do que com a cabeça.
Mas se eles chegaram a essas conclusões todas eles lá sabem.
Bjs Paulinha

cila disse...

Ana
O artigo é muito interessante pois ajuda-nos a entendermos melhor as nossas atitudes.Pelo lado que me toca,confesso que o meu lado direito dá muita luta ao esquerdo!
Hum... mas o que não corrigi até agora...
Beijinho
Cila

HORIZONTE disse...

Que belo artigo. Parabéns pela postagem.
Chego à conclusão que, afinal deve ser um dos items para fazer parte deste nosso circulo de amigas, funcionar mais com o coração que com a cabeça. Ainda bem, só mostra que somos sensiveis.
beijocas
Biba