Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Madeiro do Natal






Madeiro do Natal

"Em muitas aldeias da Beira Interior a tradição do madeiro do Natal ainda é para ser cumprida. Nas comunidades rurais são os mancebos que têm de arranjar os troncos e transportá-los para o adro da igreja.
O madeiro é aceso na noite de 24 para 25 de Dezembro, para aquecer o Menino Jesus e todos os habitantes que se deslocam à meia noite igreja para participar na missa do galo.
Enquanto a lenha vai ardendo, fazem romarias e contam-se estórias de outros tempos"

Pois aqui está um dos lados das minhas raízes que, sempre que possível, faço questão em reviver.
Este ano quero partilhar com vocês este meu Natal.
Biba






3 comentários:

HORIZONTE disse...

Olá Biba
Conheço a tradição...não de a disfrutar pessoalmente ( mas sinceramente era um Natal que gostava de assistir , deve sêr lindo...o calor do madeiro com o calor humano ) só que tinha uma colega e amiga que ia sempre passar o Natal na Beira e na Aldeia dela tinham essa tradição,e claro que nos contáva como passavam o Natal.
Bjs Paulinha

Ivone disse...

Também eu posso testemunhar pois já passei alguns Natais em volta do "madeiro" ,na aldeia da Sarnadinha no concelho de Vila Valha de Rodão o madeiro ainda é tradição e posso afirmar que por muito frio que esteja ou mesmo que neve nem damos por isso pois o calor humano a partilha e a boa disposição é bastante ,comemos bebemos ,canatmos e dura até de madrugada .
jinhos
Ivone

HORIZONTE disse...

E partilhaste muito bem,faltou-me esta tradição na minha narrativa "das Tradições de Natal",mas tu completaste e como assististe ao vivo, deve ser além do espectáculo da madeira a arder na noite escura tambem o quentinho aconchegante dessa noite fria.
Eu nunca assisti mas a minha mãe contava-me que na aldeia eram os rapazes tambem que faziam esse trabalho, e ainda hoje seguem esta tradição,e havia cantigas e muita alegria e permaneciam junto aos madeiros acesos até longas horas da manhã.
Bonitas fotos com a tua sobrinhita.
Ana