Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Tradições de Natal

Os Sinos
Indicam a chegada de Jesus Cristo e as badaladas nos dias festivos indicam respeito ao chamado divino e a oportunidade de comunicação entre o céu e a Terra.




Bolas
Simbolizam os frutos de Jesus e representam talento, amor, compreensão e boas ações.



Velas
Natal é tempo de luz e nada melhor do que velas para deixar mais bonita esta data. Não coloque as velas de qualquer jeito em cima da mesa. Valorize o local onde elas ficarão. Uma dica: as velas precisam estar de acordo com a decoração.




As cores
Esta tradição remonta aos festivais do solstício de que já vimos na breve história. O verde é a cor das verduras que tem uma grande importância na decoração.
O vermelho apareceu por causa do azevinho. Este arbusto dá-se ao longo do Inverno e cobre-se de bagas vermelhas. Diz-se que este nascer das suas bagas simboliza Cristo.
É também uma das chamadas cores quentes, que no frio do Inverno dá a sensação de aquecimento e apela aos sentimentos mais nobres do coração - sinónimos do Natal.


As estrelas

A estrela de Belém é de tradição cristã e tem o lugar importante nas representações de Natal. Normalmente coloca-se em cima da árvore de Natal, no Presépio, e nas portas. No entanto o aparecimento desta estrela quando Jesus nasceu permanece um mistério




Sapatinho ou meia á chaminé


A tradição de colocar os sapatinhos ou a de pendurar as meias junto à chaminé pensa-se que veio da cidade de Amesterdão. Aqui as crianças tinham esse costume. Deixavam os sapatos à porta, na véspera do dia de S. Nicolau (Ver Pai Natal), para que este se enchesse de presentes.
Diz a lenda que São Nicolau teve conhecimento de que três raparigas muito pobres não podiam casar-se porque não tinham dinheiro. Então, São Nicolau comovido durante a noite, para não ser visto, atirou moedas de ouro pela chaminé, as quais foram cair dentro das meias que nela estavam a secar, junto ao fogo.
Por esse motivo surgiu a tradição de se colocar a meia ou o sapato na chaminé, para que na manhã do dia de Natal neles fossem encontrados presentes
Beijinho Ana

2 comentários:

HORIZONTE disse...

Mas este blogue está o máximo...digamos que é uma enciclopédia de Natal...muito bom Ana, não digo mais porque estou ansiosa...nervosa...enfim , estou à espera da minha Menina Jesus.
Bjs Paulinha

Unknown disse...

Alô alô, quem me ajuda?
Quero entrar no blog e o "gajo" manda-me criar um blog novo meu. Haja paciência!!!
Bem não quero deixar de comentar estas postagens tão interessantes sobre o Natal. Giro o porquê da tradição da meia na chaminé.
Para a Paulinha um beijo especial e votos de que tudo corra pelo melhor.
beijos
Biba