Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Arvore de Natal

Curiosidades sobre as tradições de Natal.
Hoje A ARVORE DE NATAL



Uma das tradições mais marcantes do natal é a Árvore de Natal. O culto da natureza dos tempos pagãos está sem dúvida na origem da celebração da árvore, embora esta só tenha sido adotada oficialmente para as celebrações na Alemanha em 1539. Mais tarde a árvore passou para todo o mundo, principalmente através dos casamentos celebrados entre famílias reais e que levaram a uma propagação do costume a outros países europeus e mais tarde ao resto do mundo através da colonização.

O elemento religioso foi introduzido através da escolha de motivos piedosos para a decoração das árvores como as velas (atualmente luzes elétricas), os anjos e a estrela, que é costume colocar no topo e que representa a Estrela de Belém que terá guiado os Reis Magos. Na maioria dos países, a árvore utilizada é um abeto, uma árvore de folha perene que se mantém viçosa no Inverno, mas em Portugal, o pinheiro é mais utilizado por ser mais vulgar no nosso tipo de clima.


Beijinho Ana

5 comentários:

HORIZONTE disse...

Obrigada Ana pela explicação da introdução da árvore de natal nos nossos costumes de hoje.
Quando era miúda, em casa dos meus pais, o símbolo principal do natal era o presépio feito por todos nós, desde o ir apanhar o barro para fazermos as casinhas e as figuras e os animais, apanhar o musgo, ir buscar areia para os caminhos e então apanhávamos também um pinheirinho que era depois colocado atrás da cabana e era todo enfeitado com algodão esfarrapado e pratas coloridas dos rebuçados. E o engraçado é que aquele presépio tão modesto, mas feito por nós com tanto carinho, tinha para mim um significado muito maior que aquele que hoje sinto (se é que sinto), quando acabo de colocar em cima duma camilha as imagens todas estilizadas e uma pequenina árvore já toda enfeitada, só porque é natal.
Nesta quadra sinto sempre uma grande nostalgia.
Um beijo
Isa

Porto de Abrigo disse...

-Amiga Ana ,são sempre lindas as palávras e as explicações que sempre se vão ouvindo e aprendendo sobre tudo o que envolve o espírito do Natal .
Também sempre fez e ainda hoje faz parte da minha tradição , compor a árvore de Natal e fazer um pequeno presépio ,tanto em casa como no meu local de trabalho .
Mesmo nos mementos mais dolorosos da minha vida não via o Natal sem essas duas coisas a árvore e o presépio .
Imagine que ainda tenho imagens de quando era criança .
É uma quadra que , com o passar dos anos me deixa mais triste e saudosa, pois a familia vai partindo e os lugares na ceia de Natal cada vez são manos ...
Mas ....este casal de sapinhos são o máximo ,adorei .
Um NATAL CHEIO DE AMOR ,SAÚDE ESPERANÇA e só alguns docinhos .

jinhos
Ivone

HORIZONTE disse...

Está-se sempre a apender, a minha árvore de NATAL ( para mim ) está linda mas, tinha conserteza mais significado a árvore que fazia com o meu irmão com chocolates pendurados e algodão a fazer de neve.
Bjs Paulinha

HORIZONTE disse...

Como foi bom ler os vossos comentários,tambem eu e a minha irmã faziamos a arvore com um pinheiro verdadeiro algodão e uns fios brilhantes, o presépio era feito com figurinhas de barro que se ia comprando dois bonequinhos todos os anos para aumentar o presépio iamos ao musgo ao monsanto e não faltava o laguinho com patinhos,e que entusiasmo que nos deva toda esta simplicidade.
Obrigada por me terem me trazido estas lembranças e em especial á minha querida amiga Ivone por me dar a alegria dum comentário e pela surpresa de saber que tem um blog, que já fui espreitar e está lindo....juro que não sabia e até andava triste pensando que já nos tinha esquecido....mas vejo que não.
Beijos e um Natal em familia com muito amor.
Ana

Cantinho da Maria disse...

Olá, madrinha Ana,gostei muito do que li sobre a árvore de Natal,ainda me lembro muito pequenina de a minha mãe fazer a árvore de natal,com pinheiro natural que trazia dos meus avós maternos,da quinta.Os meus avós faziam-na grande,porque a sala também era enorme,e na horta lá ia ao musgo com os primos e com a mãe.Que saudade.E a minha avó era muito boa para ensinar cantigas .Ai que saudades.E os chocolatinhos na árvore de Natal,lembro-me tão bem da minha mãe colocar essas coisas boas também.Mais tarde é que começamos com os pinheirinhos artificiais e outros enfeitos.Hoje ainda mantemos essa tradição a árvore,o presépio e enfeitos natalicios,etc.Por nós e porque também existe uma criança,o Davidinho.É tão bom recordar. E depois havia muita gente,as tias que vinham de Lisboa,ás vezes a madrinha que vinha da França,os primos,os doces, enfim,saudades.Por hoje fico-me por aqui.

Zézinha. Beijinhos.Bom fim de semana.