Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

domingo, 19 de junho de 2011

S. João de Braga

Quase quase a caminho do S. João de Braga.

Para mim que sou alfacinha será uma estreia, mas há 38 anos que as raizes do meu marido apelam para ir matar saudades dum passado marcado na juventude.Devido á nossa actividade profissional não foi possivel tirar férias nestes dias, mas com mais disponibilidade agora, e mais vale tarde do que nunca, vamos lá experimentar os martelinhos,que substituiu o alho porro de antigamente.



Deixo-vos aqui um pouquinho da história desta Festa Popular.


As Festas de S. João em Braga decorrem nos dias 23 e 24 de Junho embora sejam antecipadas de um leque variado de actividades populares, culturais e recreativas, contando com a presença indispensável de ranchos folclóricos, bandas de música, grupos de Gigantes ou Cabeçudos, de bombos e "Zés P'ereiras", teatro, jogos tradicionais, concertos, etc...
O Programa das Festividades começa no dia 16 de Junho prolongando-se até ao dia 24.
A 23 realiza-se o Monumental Arraial Minhoto ao qual se associam todas as camadas sociais e que trazem à Cidade romeiros das mais variadas localidades bem como turistas nacionais e estrangeiros. É uma noite de folguedos e de romaria até à Capelinha de S. João localizada no Parque da Ponte, junto ao Rio Este. Esta capela foi mandada edificar pelo Arcebispo D. Diogo de Sousa pelos anos 1505/1532, tendo sido renovada em 1616.
A Avenida principal (Avenida da Liberdade) que liga o coração da Cidade ao referido Parque transforma-se num mar de gente que a percorre, subindo e descendo, entrecruzando-se, acotovelando-se, aqueles que ainda gostam de sentir o calor do Povo, a alegria jovem dos jovens de qualquer idade, o aroma dos manjericos ao mesmo tempo que vão aguentando as, por vezes violentas "marteladas" provocadas pelos, nem sempre, simpáticos martelinhos de plástico que vieram substituir o muito mais inofensivo e até simpático "alho porro".
Ao longo da Avenida proliferam barracas onde de tudo se vende um pouco, bem como as características tendas de "comes e bebes" e de farturas. Não falta a famosa sardinha assada (pelo S. João a sardinha pinga no pão) comida sobre um naco de boroa, acompanhada de vinho verde, o caldo verde "com tora" servido em malgas regionais de barro vidrado. Há ainda o cabrito assado típico na gastronomia da época.
No dia 24, durante todo o dia, as ruas da Cidade são percorridas por bandas de música e pelos alegóricos Carros do Rei David e dos Pastores. A meio da tarde, e da Igreja da Sé, sai a Procissão dos Santos Populares - Santo António, S. Pedro e S. João.

As noites de 23 e 24 são animadas com fogo de artifício lançado do Monte do Picoto (dia 23) e queimado em forma de fogo preso, no Estádio 1º de Maio (dia 24).


Beijinhos


Ana

4 comentários:

Dulce Gomes disse...

Olá Ana.
Deliciosa esta postagem. Desejo que se divirta muito. Um beijinho grande

Cantinho da Maria disse...

Espero bem que se divitam.Eu até me apetecia ir também,com uma postagem assim tão bonita.Mas eu...eu fico por cá,com o meu S.João.

Desejo tudo de bom.Beijinhos.

Zézinha.

HORIZONTE disse...

Promete ser um rico S. João em Braga....
Eu o de Braga não conheço só o do Porto, mas...levei muito na cabeça.
São as tradições e culturas de cada terra que devem sêr bem mantidas mas....eu depois de festejar em miúda e adolescente os Santos Populares da minha terra, agora sou fâm incondicional do MEU RICO STº.ANTÓNIO em Lisboa.
Mas boa Ana divirtam-se e leve com o martelinho e DÁ também.
Bjs Paulinha

HORIZONTE disse...

Podias ter dito mais cedo que eu emprestava-te o meu martelinho que lá comprei há 2 anos. Foi lindo o fogo de artificio e o espectaculo que assistimos no estadio de futebol. Divirtam-se.
Beijinhos
Biba