Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

terça-feira, 29 de março de 2011

INDO EU.... INDO EU... A CAMINHO DE VISEU...

Pois é, este ano o nosso encontro anual de colegas de emprego, realizou-se em Viseu, terra que eu já não visitava há algum tempo.

Depois de bem almoçados era obrigatório visitar a cidade, tão rica em monumentos e com tanto significado na nossa História, o nosso colega que aí reside , serviu-nos de guia.

Confesso que gostei muito, recordei Monumentos, tais como a Sé, o Castelo, Igrejas, a Estátua de Viriato, lindos jardins, o local onde se faz a tradicional Feira de S.Mateus.

Conforme ia passeando....ia-me recordando....até que perguntei ao meu colega, pela rua tradicional do comércio que também recordava de sêr uma rua com lojas de um lado e do outro, sem carros, portanto muito movimentada.

È a Rua Direita !...que curiosamente é a rua mais torta de Viseu, vamos já lá passar...

Quando cheguei à Rua Direita ( que realmente de direita não tem nada ) também a recordei mas...só faltava uma coisa, as pessoas .

Fiz-lhe a observação que a ideia que tinha daquela rua é que tinha muita vida, com muita gente a passear.

Pois é, mas agora é assim, vai tudo para o Palácio do Gelo.

Confesso a minha ignorância mas desconhecia de todo, a existência de um Palácio do Gelo em Viseu....então, explicou-me que era um Centro Comercial.

O Palácio do Gelo é portanto mais um grande Centro Comercial , que fica situado na Zona Sul da Cidade, em que tem como área 175mil m/2 , fazem parte 164 lojas, hipermercado, pista de gelo, enfim tudo aquilo que já se sabe.

Não consegui visitá-lo, fazia-se tarde para o regresso a Lisboa e porque também não havia espaço para estacionar ( ou pouca paciência para procurar ).

Confesso que vim pensando na tristeza da Rua Direita...que já teve muito para contar...e agora remete-se ao silêncio dos tempos modernos.

4 comentários:

Nídia Rocha disse...

AMIGA PAULINHA.
CONTANDO O TEU PASSEIO RECORDASTE
A NOSSA CANTIGA DA PRIMEIRA CLÁSE
INDO EU INDO EU A CAMINHO DE VISEU,
ENCONTREI O MEU AMOR ÁI JESUS QUE LÁ VOU EUUUUUU.....E ENCONTRASTE
MESMO....!ENCONTRÁMOS TODAS!
JA SEI GOSTASTE DO PASSEIO E DO QUE VISTE.....É BOM SAIR DA RUTINA DO DIA A DIA....BJS AMIGA BJS
NIDIA ROCHA

Jelicopedres disse...

Olá Paulinha, tenho a dizer que gosto muito da cidade de Viseu.
Conheço de a ter visitado já algumas vezes.
Como nunca vivi lá não noto essas diferenças que referiu dos tempos modernos...!
já vi que é de lá, eu, sou Ribatejana.
Beijinho*

HORIZONTE disse...

Olá Teresinha, eu não sou de Viseu, fui lá a um almoço-convivio de colegas.
Sou Sineense, ou seja, nascida em Sines e vivi lá até aos 18 anos, as minhas raízes são todas Alentejanas.
O Ribatejo também é uma região que gosto muito e que visito frequentemente.
Bjs Paulinha

HORIZONTE disse...

Gostei da sua descrição sobre a Rua Direita. Senti o mesmo da última vez que lá fui. Aliás sinto muita falta de gente nas nossas ruas. Tudo se desloca de carro até para distâncias pequenas e assim as terriolas parecem fantasmas.
Sinais dos novos tempos.
beijinho
Biba