Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011



As Janeiras ( ou cantar as Janeiras ) é uma tradição já muito antiga que se usa no nosso País, com mais frequencia no Norte ou Beiras. Um conjunto de pessoas que de porta em porta vão cantando os seus versos.

As boas festas nós vimos dar
O Deus menino a acompanhar
As boas festas nós vimos dar
O Deus menino a acompanhar”.

“Aqui estão os das Janeiras
Com intenção de as cantar
Se os senhores nos der licença
Nós as vamos começar”.

“Quando eu aqui cheguei,
Logo pus o pé na escada,
Logo o meu coração disse
Aqui mora gente honrada”.


“Viva lá o Senhor António
Vestidinho de veludo,
Quando mete a mão ao bolso
Tira dinheiro para tudo.”

“Viva lá a Senhora Aninhas
Com o seu cabelo bem posto,
Abra a porta e venha ver
Se o viva vai a seu gosto”.

“Arrola pombinha arrola,
Debaixo da verde giesta,
Já demos um viva a todos
Acabou a nossa festa”.
(versos extraidos da net)

2 comentários:

HORIZONTE disse...

Claro que o viva vai a meu gosto.Que honra até tive direito a cantarem-me as Janeiras pelo menos estava um verso que era para mim de certeza quando vi sra.Aninhas disse logo este é para mim.

Amanha tambem vamos fazer o almoço da Tuna e levamos umas canções das Janeiras para cantarmos e tocarmos lá na piscina.


Paulinha Sábado ás 4h aqui no salão da igreja vão varios coros convidados actuar onde vai o grupo dos bancarios e claro os nossos professores, espero ir ver, se puderes aparece.
Beijinho e obrigada por representares tão bem o dia de reis no horizonte.
Ana

HORIZONTE disse...

Que giro, eu fui ontem cantar as Janeiras com o meu grupo e entre outras cantamos uma quadra parecida com a que acabei de ler, só que era assim:

Ainda agora aqui cheguei
já pus o pé na entrada
Logo o meu coração disse
Aqui mora gente honrada

Parecida, quem a teria alterado? eu não fui, juro.
beijinhos
Biba