Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

Horizonte Brinda a um Feliz Ano de 2012

domingo, 12 de junho de 2011

NOIVOS DE STº ANTÓNIO


Os Casamentos de Santo António tiverema início em 1958. Esta iniciativa, então patrocinada pelo Diário Popular, tinha como objectivo possibilitar o casamento a casais com maiores dificuldades financeiras. Esse ano 26 casais casaram na Igreja de Santo António em Lisboa.
Após diversos anos de interrupção, a tradição foi retomada em 1997 graças à Câmara Municipal de Lisboa, passando a admitir-se, também, casamentos civis.





Conto de Santo António

Conta-se que uma jovem muito linda, mas cansada de esperar por um noivo, já desesperada de encontrar marido, pediu ajuda a Santo António. Adquiriu uma imagem do santo, benzeu-a e todos os dias enfeitava-a com flores que colhia no jardim.
Além disso, orava com regularidade para que Santo António lhe arranjasse um noivo.
Mas, passaram-se semanas, meses, anos… e nada.
O noivo não aparecia, nem se falava nas redondezas que algum mancebo ou mesmo, à falta de outro, algum velhote ricaço que por ela se interessasse. Certa vez, pôs-se a lamentar a ingratidão do santo, chegando mesmo a ser repreendida pela mãe. E, desapontada pelo poder miraculoso do santo, pegou na imagem e, no auge do desespero, atirou-a pela janela a fora.
Passava na rua, naquele momento, um jovem cavaleiro que levou com a imagem, em cheio, sobre a cabeça. Apanhou-a intacta e subiu a escada para devolver a imagem. Quem o recebeu, por notável coincidência, foi a formosa donzela. O cavaleiro apaixonou-se por ela e algum tempo depois casaram, naturalmente por milagre do santo.

Ana



3 comentários:

Nídia Rocha disse...

AMIGA ANA,,,HOJE É DIA DE SANTO ANTÓNIO,,,,SANTO CASAMENTEIRO,MAS
NÃO É SÓ CASAMENTEIRO,FAZ OUTROS
MILAGRES........COMO QUEM PERDE QUALQUER COISA ELA AJUDA A ENCONTRAR,SEM SER MARIDOS.......
FELIZ DIA SANTO.....BJS
NIDIA ROCHA

Cantinho da Maria disse...

Gostei muito deste conto de Santo António.Eu acredito nos milagres de Santo António.E é sempre bom avivar memórias,saber a origem dos seus casamentos.
E já agora dou uma opinião,eu gostava mais que os casamentos continuássem a realizar-se na igreja de Santo António e não na Sé.Sei que a Sé é bem maior,mas são opinões e eu tenho a minha.
Tenho já saudades de ir aos dois lugares,talvez um dia.

Gostei muito da postagem Ana.Beijinhos.

HORIZONTE disse...

E que vivam felizes para sempre, o que hoje em dia é dificil por vários motivos.
Biba